Seja Escoteiro

Logo do projeto Seja Escoterio

Junte-se aos Escoteiros do Brasil e faça parte do maior movimento juvenil de educação não-formal no mundo!

O que é ser escoteiro?

Fazer parte de uma fraternidade global com mais de 57 milhões de pessoas mundo afora. Como escoteiro, estamos diretamente conectados com povos dos quatro cantos do Planeta, compartilhando valores e construindo laços que duram a vida inteira.

Ser amante da natureza de forma ativa. Isso quer dizer: buscar para si mesmo e para a sociedade um desenvolvimento sustentável, contribuindo com a preservação do meio ambiente e dos ecossistemas que dele fazem parte.

Buscar seu crescimento pessoal continuamente, a fim de alcançar sua autonomia para tornar-se capaz de tomar suas próprias decisões e traçar um projeto de vida em conformidade com os seus valores e princípios.

Trabalhar em benefício do próximo e em prol da paz, sendo solidário a seus semelhantes e sensível às questões sociais através do voluntariado e da participação ativa em questões determinantes da sua comunidade.

Responsabilizar-se pelo bem-estar coletivo, bem como por sua própria saúde, seja ela física, mental ou espiritual, atuando de maneira consciente e equilibrada na sua vida pessoal e nas demais relações de convívio social.

Descobrir e aprimorar suas potencialidades, criando oportunidades para exercitar sua criatividade e realizando análise crítica sobre suas atitudes, a fim de tornar-se um cidadão e líder responsável, pioneiro na construção de um mundo melhor.

Por que ser escoteiro?

Quem pode ser escoteiro?

Todo mundo!

O Escotismo é um movimento feito por jovens e para jovens, mas a presença dos adultos nos ajuda a garantir um ambiente mais seguro para todos. Sendo assim, o Escotismo não tem idade e, a partir dos 6,5 anos, qualquer pessoa é bem-vinda, não importando a cor, etnia, orientação sexual ou credo.

Os adultos voluntários possuem um papel fundamental no nosso projeto educativo e é por isso que oferecemos também um programa de formação continuada para os voluntários, com o objetivo de garantirmos a qualidade na entrega dos resultados esperados pelo Movimento.

Já conhece os ramos?

Ramo lobinho

Crianças entre 6,5 e 10 anos que queiram descobrir o mundo.

Ramo escoteiro

Adolescentes a partir de 11 a 14 anos com vontade de viver aventuras.

Ramo sênior

Jovens de 15 a 17 anos que encaram qualquer desafio.

Ramo pioneiro

Jovens dos 18 aos 20 anos prontos para trilhar seu próprio caminho.

Adulto voluntário

Adultos a partir dos 21 anos em busca de um mundo melhor.

Conheça as vantagens de ser associado aos Escoteiros do Brasil

Clube de vantagens Nós

Cadastre-se

Skip to content