Como abrir uma Unidade Escoteira

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo fundador Baden-Powell e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil. Como força educativa, o Escotismo se propõe a complementar a formação que cada criança, adolescente ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de sua orientação religiosa.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo. E assim contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteiras, para ajudar a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade construtivo na sociedade.

Graças ao trabalho voluntário de adultos que se preocupam com a construção de um mundo melhor, o Movimento Escoteiro tem alcançado um número bastante expressivo de crianças e jovens, por meio do funcionamento de Unidades Escoteiras Locais, presentes na maioria dos estados e cidades brasileiras.

Passos para criar uma Unidade Escoteira Local (UEL)

O interesse em adquirir mais informações sobre o processo de criação de uma nova Unidade Escoteira Local parte de uma pessoa ou grupo de pessoas que tenham tido ou não contato anterior com o Escotismo.

Neste momento, vamos aproveitar a oportunidade para conhecer o Escotismo, os Escoteiros do Brasil e como fazer parte da grande Fraternidade Escoteira Mundial. Acessando o Sistema Paxtu, você poderá preencher o cadastro inicial, manifestando o interesse na criação de uma nova Unidade Escoteira Local.

Com este cadastro feito, estarão disponíveis vários documentos sobre o Escotismo e arquivos de suporte à criação da UEL, assim como também será possível ter acesso a cursos em nosso Campo-Escola Virtual.

Um representante da Região Escoteira ou, na sua ausência, do Escritório Nacional poderá entrar em contato para se colocar à disposição e sanar as primeiras dúvidas, ou quem sabe, até marcar um primeiro encontro com o(s) interessado(s).

Para ter maiores informações sobre o Movimento Escoteiro, os Escoteiros do Brasil e como abrir uma Unidade Escoteira Local clique aqui e acesse nosso guia.


                            

Material de apoio

Como criar uma Unidade Escoteira Local

Download
Guia Seja Bem Vindo

Download
Façamos um plano de Grupo

Download
Como falar com os pais

Download
Ações para o crescimento

Download
Primeiros meses de uma Alcatéia

Download
Primeiros meses de uma Tropa Escoteira

Download
Primeiros meses de uma Tropa Sênior

Download
Primeiros meses de um Clã Pioneiro

Download
Modelo de Ata de Funcação

Download
Modelo de Estatuto para Grupo Escoteiro

Download
Modelo de Ata de Registro no Cartório

Download
Modelo de Ata de Assembleia UEL

Download

Procure um Grupo Escoteiro

Skip to content