O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo fundador Baden-Powell e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil. Como força educativa, o Escotismo se propõe a complementar a formação que cada criança, adolescente ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de sua orientação religiosa.
O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo. E assim contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteiras, para ajudar a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade construtivo na sociedade.
Graças ao trabalho voluntário de adultos que se preocupam com a construção de um mundo melhor, o Movimento Escoteiro tem alcançado um número bastante expressivo de crianças e jovens, por meio do funcionamento de Unidades Escoteiras Locais, presentes na maioria dos estados e cidades brasileiras.

Passos para criar uma Unidade Escoteira Local (UEL)
O interesse em adquirir mais informações sobre o processo de criação de uma nova Unidade Escoteira Local parte de uma pessoa ou grupo de pessoas que tenham tido ou não contato anterior com o Escotismo.
Neste momento, vamos aproveitar a oportunidade para conhecer o Escotismo, os Escoteiros do Brasil e como fazer parte da grande Fraternidade Escoteira Mundial. Acessando o Sistema Paxtu, você poderá preencher o cadastro inicial, manifestando o interesse na criação de uma nova Unidade Escoteira Local.
Com este cadastro feito, estarão disponíveis vários documentos sobre o Escotismo e arquivos de suporte à criação da UEL, assim como também será possível ter acesso a cursos em nosso Campo-Escola Virtual.
Um representante da Região Escoteira ou, na sua ausência, do Escritório Nacional poderá entrar em contato para se colocar à disposição e sanar as primeiras dúvidas, ou quem sabe, até marcar um primeiro encontro com o(s) interessado(s).
Para ter maiores informações sobre o Movimento Escoteiro, os Escoteiros do Brasil e como abrir uma Unidade Escoteira Local clique aqui e acesse nosso guia.