S.O.S Petrópolis: Escoteiros do Brasil levam ajuda humanitária a vítimas das chuvas - Escoteiros do Brasil
Área do associado

S.O.S Petrópolis: Escoteiros do Brasil levam ajuda humanitária a vítimas das chuvas

24 fevereiro 2022

Cidade da região serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias

Escoteiros do Rio de Janeiro têm se mobilizado com o Movimento S.O.S Petrópolis com o objetivo de arrecadar doações de água, alimentos e itens de higiene para as famílias vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade da região serrana do estado na segunda quinzena de fevereiro. O município encontra-se em estado de calamidade pública, com diversos pontos de alagamentos, deslizamentos de terra e centenas de famílias desabrigadas.

Em decorrência dessa calamidade, os Escoteiros do Brasil – Região Rio de Janeiro, se solidarizaram e iniciaram de imediato o Movimento S.O.S. Petrópolis. Mais de trinta Unidades Escoteiras Locais (UEL) tornaram-se pontos de coleta de alimentos não perecíveis, água potável, cobertores e materiais de higiene e limpeza. Toneladas de itens e insumos estão sendo doados. Integrantes das UELs realizam a separação das arrecadações, que são entregues para entidades do município atingido. Até o momento, mais de cinco caminhões com doações já foram enviados para Petrópolis.

Os Escoteiros do Brasil – Região Rio de Janeiro também estão unindo esforços à Defesa Civil do Estado para amparar os atingidos pela tragédia, cadastrando voluntários para atuarem em conjunto com as autoridades na triagem, distribuição de donativos ou auxiliando na logística dos caminhões. Além disso, escoteiros também estão auxiliando o Corpo de Bombeiros a localizar e remover vítimas do desastre ambiental. 

Hélio José Higino Neto, escotista do Grupo Escoteiro Santos Dumont 111/RJ, que está atuando em Petrópolis juntamente aos bombeiros veteranos do Rio de Janeiro, conta que diversos jovens e adultos do Movimento estão no município, em pontos de apoio, realizando doações. Ele cita que foi bombeiro mirim e por isso está atuando com os bombeiros para resgatar as vítimas: “vim mostrar o que é ser escoteiro. Ajudar sempre, em qualquer ocasião. Cumprindo a Promessa Escoteira”, afirma Hélio. 

A campanha S.O.S Petrópolis continua e você ainda pode ajudar. Veja como colaborar:

  • Seja um voluntário! Doe seu tempo para atuar com a Defesa Civil.
    Se você possui interesse e disponibilidade, preencha o formulário, disponível aqui e a equipe responsável entrará em contato.
  • Doe recursos financeiros.
    Pessoas físicas ou jurídicas de todo país podem colaborar doando recursos financeiros através da Cruz Vermelha, parceira dos Escoteiros Brasil. Os valores arrecadados serão usados para apoiar as atividades na região e ajudar as demandas recebidas pelas equipes na gestão do desastre. Contribua:
    Caixa Econômica Federal
    Agência: 4840 | Conta Corrente: 404-1
    Operação: 003
    Pix (CNPJ): 08560973/0001-97
  • Doe itens ou insumos: Alimentos não perecíveis, água potável, cobertores e/ou materiais de higiene e limpeza.
    Veja a relação completa das Unidades Escoteiras do Rio de Janeiro, entre em contato, saiba os horários abertos e participe:

A Coordenação de Ações Sociais, dos Escoteiros do Brasil – Rio de Janeiro, em seu projeto de Patrulha de Apoio Emocional, também coloca-se à disposição de todos os associados e seus familiares que estejam apresentando sintomas, tais como ansiedade e angústia, relacionados à crise gerada pelas fortes chuvas na região serrana. O objetivo é oferecer assistência emocional e espiritual aos que estão em situação de vulnerabilidade. O  atendimento é feito online pela equipe de voluntárias da área. Entre em contato com uma delas:

Isa (21) 99213-6854

Melissa (21) 98635-5559

Raquel (21) 98604-8498

Sheila (21) 96754-6960

Júlia (21) 99921-2308

Dúvidas ou sugestões? Entre em contato com: [email protected] ou acesse a página escoteirosrj.org.br/social.

Skip to content