Escoteiros do Brasil lançam nova iniciativa educacional em parceria com WWF e ONU - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil lançam nova iniciativa educacional em parceria com WWF e ONU

7 fevereiro 2022

Iniciativa prevê insígnias para estimular ações de educação para o desenvolvimento sustentável entre jovens do Movimento Escoteiro

Os Escoteiros do Brasil anunciaram hoje (07) uma nova iniciativa educacional que tem como parceiros a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e o programa Solafrica. A Tribo da Terra (Earth Tribe ®) foi apresentada oficialmente pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro em 2020 e será adotada pelos Escoteiros do Brasil com o  lançamento de três novas Insígnias de Interesse Especial  que substituirão a Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA), a qual deixou de existir em dezembro de 2021.

A nova iniciativa tem como foco o desenvolvimento de competências chave, necessárias para que crianças, adolescentes e jovens tornem-se líderes a serviço do meio ambiente e da sustentabilidade. A Tribo da Terra é uma iniciativa que integra  o Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil através dos Escoteiros pelos ODS, uma plataforma de mobilização global do Movimento Escoteiro rumo à maior contribuição juvenil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da história.

A iniciativa Tribo da Terra reconhece o protagonismo de escoteiros mundo afora no combate aos impactos ambientais resultantes da atividade humana. Como membros da Tribo da Terra, os jovens irão desenvolver habilidades de liderança para entender melhor de que forma eles podem agir em suas comunidades para combater as mudanças climáticas, promover o consumo sustentável e se conectar com a natureza. 

A Tribo da Terra oferece uma jornada educacional progressiva que os jovens podem experimentar por meio de uma série de desafios e atividades que abordam como reverter a perda da natureza e da biodiversidade, mudar hábitos de consumo pessoal, combater a poluição plástica, defender soluções de energia limpa, dentre outros temas. 

A Tribo da Terra é composta de três insígnias, sendo: Insígnia Campeões pela Natureza, desenvolvida em parceria com a WWF, o Insignia Reduzir, Reciclar, Reutilizar, desenvolvida em parceria com a ONU Meio Ambiente, e a Insígnia Escoteiros pela Energia Solar, desenvolvida em parceria com a Solafrica. Ao embarcarem nesta jornada dentro da progressão pessoal , os jovens tornam-se parte de uma comunidade global unida pelo objetivo comum de preservar e proteger nosso planeta. 

As insígnias da Tribo da Terra estimulam os jovens a realizar projetos, permitindo que desenvolvam habilidades, incluindo múltiplos elementos que garantam um processo de aprendizagem bastante rico. Ao concluir o projeto da insígnia correspondente, os jovens receberão além do respectivo distintivo também o pin, que representa o seu papel como parte desse esforço global. As insígnias da Tribo da Terra passaram a ser consideradas como requisito para a conquista dos Distintivos Especiais de Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria. 

A iniciativa Tribo da Terra é o resultado de amplas discussões e consultas entre a Organização Mundial do Movimento Escoteiro e algumas das principais organizações ambientais do mundo, incluindo WWF e ONU Meio Ambiente, além de contribuições de jovens, especialistas em educação, voluntários e Organizações Escoteiras Nacionais em todo o mundo. 

No próximo dia 10 de fevereiro (quinta-feira) será realizado um Webinar sobre o tema para apresentar as novas insígnias e esclarecer todas as dúvidas pertinentes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via Paxtu. Enquanto isso, convidamos todos os jovens e adultos a acessar os materiais da Tribo da Terra disponibilizados pelos Escoteiros do Brasil em formato digital: 

Manual de Implementação para escotistas

Guia Tribo da Terra – Ramo Lobinho

Guia Tribo da Terra – Ramo Escoteiro

Guia Tribo da Terra – Ramo Sênior

Assista ao vídeo de lançamento da iniciativa:
Skip to content