Tribo da Terra

A colaboração do Movimento Escoteiro com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) remonta à década de 1970, quando o primeiro distintivo escoteiro de conservacionismo foi criado, como forma de reconhecer a preocupação do Movimento Escoteiro com a proteção do meio ambiente. 

Em 2008, o Programa Escoteiro Mundial para o Meio Ambiente (WSEP – sigla em inglês) foi criado para oferecer uma proposta atualizada de educação ambiental. Em 2016, o Comitê Escoteiro Mundial consolidou os programas mundiais Mensageiros da Paz (MoP), Programa Escoteiro Mundial para o Meio Ambiente (PSMMA) e o reconhecimento Escoteiros do Mundo (SDM) sob a plataforma Mundo Melhor, de modo a oferecer uma estrutura integrada e um sistema de suporte para desenvolver capacidades, otimizar recursos e alinhar objetivos compartilhados. 

Em 2018, o Escritório Mundial Escoteiro criou a iniciativa Escoteiros pelos ODS, e todas as iniciativas da plataforma Mundo Melhor iniciaram o processo de alinhamento de sua proposta educativa com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD), incluindo as oito competências-chave para a sustentabilidade e as Características Essenciais do Escotismo como marco de educação não formal. 

Para estabelecer uma visão de futuro sobre educação para sustentabilidade no escotismo, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) identificou diferentes áreas de atuação, com foco no desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem dentro do programa educativo, visando abordar a participação dos jovens em questões comunitárias, bem como oferecer atividades que contribuíssem para seu crescimento pessoal. Essas áreas refletem os principais desafios e tendências que os jovens enfrentam hoje e no futuro próximo em suas comunidades, conforme descrito no Relatório Mundial da Juventude das Nações Unidas. 

A iniciativa Tribo da Terra (Earth Tribe) e seus desafios buscam especificamente abordar questões ambientais e de sustentabilidade, tais como mudanças climáticas, promoção de hábitos sustentáveis para um estilo de vida ecológica e saudável, e a conexão com a natureza através de iniciativas que busquem protegê-la.  E para isso, surgiram as três insígnias novas, apresentadas nos manuais abaixo, são elas: Campeões da Natureza, Reduzir Reciclar e Reutilizar e Escoteiros pela Energia Solar.

A iniciativa Tribo da Terra fomenta o desenvolvimento de competências em crianças, adolescentes e jovens, incentivando-os a alcançar seu pleno potencial físico, intelectual, afetivo, social e espiritual como indivíduos e cidadãos responsáveis e ativos em suas comunidades locais, nacionais e internacionais. 

POR QUE UMA TRIBO PARA A TERRA? 

A tribo é a forma mais antiga de organização do ser humano em todas as origens culturais ou geográficas. Os membros de uma tribo apóiam-se mutuamente para descobrir seu caminho individual e particular. A tribo sobrevive apenas através do esforço coletivo de seus membros. 

Historicamente e ainda nos dias de hoje, as tribos indígenas permanecem conectadas com a natureza, reconhecendo a interdependência entre as pessoas, o planeta e todas as espécies que nele habitam. Os valores da tribo, de respeito e de conexão com o planeta e com a natureza, existem há séculos, e a Tribo da Terra é uma forma de compartilhar esses ideais positivos com uma comunidade mais ampla de jovens de todas as origens. 

O QUE É A TRIBO DA TERRA? 

A Tribo da Terra é uma comunidade global de jovens apaixonados pelo meio ambiente, que participam ativamente como cidadãos globais para preservar e proteger nosso planeta.

A Tribo da Terra estimula os jovens a percorrerem uma jornada educativa para desenvolver a consciência, as competências e as habilidades de liderança necessárias para criar mudanças ambientais positivas em suas comunidades. 

Por meio de uma série de desafios propostos pela Tribo da Terra, os jovens aprendem a se conectar com a natureza, se tornam responsáveis pela sustentabilidade e se comprometem a agir em prol do meio ambiente. 

Ser membro da Tribo da Terra é um compromisso pessoal para melhorar a saúde do planeta e tornar o mundo um lugar melhor. 

A Tribo da Terra contribui para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens possibilitando o alcance de competências para o desenvolvimento sustentável na área de educação ambiental.

Para saber tudo sobre as novas insígnias, acesse os manuais e vamos juntos fazer a diferença no planeta!

Guias Tribo da Terra

Guia Tribo da Terra - Ramo Lobinho

Download
Guia Tribo da Terra - Ramo Escoteiro

Download
Guia Tribo da Terra - Ramo Sênior

Download
Guia Tribo da Terra - Voluntários

Manual de Implementação

Download

Procure um Grupo Escoteiro

Skip to content