Sessão Solene do 24º Congresso Escoteiro Nacional da União dos Escoteiros do Brasil acontece em clima de fraternidade - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Sessão Solene do 24º Congresso Escoteiro Nacional da União dos Escoteiros do Brasil acontece em clima de fraternidade

29 abril 2018

A sessão solene do 24º Congresso Escoteiro Nacional da União dos Escoteiros do Brasil aconteceu na noite do dia 28 de abril e foi prestigiada por um auditório lotado de escoteiros de todo o país. A cerimônia teve início com a composição da mesa pelas autoridades presentes e teve seguimento com a execução do hino nacional e de um lindo momento espiritual, conduzido por dois lobinhos. A abertura oficial da sessão foi realizada pelo presidente dos Escoteiros do Brasil, Alessandro Garcia Vieira, que deu as boas-vindas a todos os participantes em nome da instituição.

Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a entrega de condecorações e homenagens a grandes nomes do Escotismo e aos vencedores do Prêmio Escoteiros do Brasil de Educação. Fazendo uso da palavra, o presidente dos Escoteiros do Brasil parabenizou e agradeceu aos irmãos Fernando Brodeschi, ex-membro do Comitê Escoteiro Mundial, e Ricardo Stuber, presidente do Comitê Escoteiro Interamericano, pelos serviços realizados em prol do Escotismo. Os dois escotistas foram agraciados com a medalha Cruz de São Jorge e receberam os calorosos aplausos de toda a plateia.

O Prêmio Escoteiros do Brasil de Educação também movimentou a noite. Na categoria Instituição, o vencedor foi o Instituto Akatu, de São Paulo. O representante do Instituto, Fernando Martins, fez um agradecimento aos parceiros do projeto: “Agradeço a todos os professores e alunos que tornam essa rede ativa e também a todas as secretarias de educação que possibilitam que essa ideia aconteça. A nossa meta é levar consumo consciente e sustentabilidade a todas as escolas. Muito obrigado especialmente aos Escoteiros do Brasil pelo prêmio”, destacou Fernando. Na categoria Educador, a vitória foi para a pedagoga Mariza Konradt de Campos, que afirmou que ser agraciada pelos Escoteiros do Brasil foi uma grande honra. “Também agradeço aos colaboradores do projeto e especialmente aos meus alunos, a quem dedico esse prêmio. Desde a tenra idade é preciso ecoalfabetizar. Com esse projeto, me sinto trabalhando na mesma perspectiva do Escotismo”; ressaltou Mariza.

O presidente dos Escoteiros do Brasil, Alessandro Vieira Garcia, ainda destacou uma condecoração recebida por Melissa Casagrande pelo Comitê Mundial: foi a primeira dirigente do Brasil e a mais nova do mundo a receber a medalha Lobo de Bronze. A conquista foi celebrada com muitos aplausos pelo público. Seguindo com o clima de boas notícias, o deputado estadual Nei Leprevost, autoridade presente no evento, entregou aos Escoteiros do Brasil e aos Escoteiros do Paraná o voto de louvor aprovado já aprovado nas devidas instâncias sobre o Dia Nacional do Escoteiro.

Durante a sessão solene, o presidente da região escoteira do Paraná, anfitriã do evento, Irineu Muniz de Resente Neto, fez uso da palavra e deixou uma mensagem de boas-vindas especial aos participantes: “Três ensinamentos de B.P. merecem ser destacados nesta noite hoje. ‘Não devemos criar muros intransponíveis aos jovens’; ‘não existe educação que se compare ao exemplo’; e ‘vamos deixar o mundo melhor do que encontramos’”, destacou o presidente. Também deixou uma mensagem importante o presidente do Comitê Escoteiro Interamericano, Ricardo Stuber, que enfatizou a necessidade da luta pela igualdade de gênero e de o Escotismo se fortalecer ainda mais no Brasil para que os ideais do movimento, tão necessários na sociedade atual, sejam disseminados.

Após as palavras bem colocadas das autoridades, foi apresentado o vídeo do relatório anual de 2017, que resumiu em imagens e números um ano de conquista história de efetivo. Por fim, o presidente Alessandro Garcia Vieira agradeceu ao presidente da região do Paraná, Irineu, por receber o evento em Curitiba com carinho; ao presidente do Conselho de Administração Nacional, Paulo Henrique Maciel, pelas conduções dos bem desenvolvidos trabalhos do CAN; e a todas as regiões escoteiras, pela dedicação e pela presença no evento. O presidente destacou ainda o sentimento de felicidade e celebração da Diretoria Nacional pela realização do Congresso.

Para fechar a noite em clima de festa, um lindo momento cultural foi proporcionado aos participantes pelo Wisla – Grupo Folclórico Polonês do Paraná, que deu um show no palco e conquistou muitos elogios da plateia.

O 24º Congresso Nacional Escoteiro conta com o patrocínio da Copel Telecom.

Confira como foi o primeiro dia do 24° Congresso Nacional Escoteiro no lik abaixo:

https://goo.gl/3MJVNA

*Matéria produzida pela Equipe de Comunicação da Região do Paraná

Skip to content