Representante brasileiro participa de Seminário Interamericano de Capelães Católicos Nacionais Escoteiros - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Representante brasileiro participa de Seminário Interamericano de Capelães Católicos Nacionais Escoteiros

18 junho 2018

Cerca de 11 países do continente americano participaram do Seminário Interamericano de Capelães Católicos Nacionais Escoteiros, promovido pela CICE-América (Conferência Internacional Católica de Escotismo). Entre os dias 12 e 14 de junho Bispo, padres e representantes se reuniram em San Salvador, capital de El Salvador, para aprofundar a espiritualidade escoteira no contexto da fé católica.

O Seminário tratou além de outros assuntos, temas como a Insígnia Mundial Escoteira do Diálogo Interreligioso, e a Jornada Mundial da Juventude – que acontecerá no Panamá, em janeiro de 2019. É esperado que mais de 1.000 escoteiros, católicos ou não católicos, sirvam voluntariamente no encontro com o Papa Francisco.

Os Escoteiros do Brasil foram representados pelo Padre Hugo Galvão – G.E. do Ar Parnamirim (170°/RN) -, Capelão dos Escoteiros da Arquidiocese de Natal-RN. Padre Hugo é chefe de escoteiros e auxilia o capelão Nacional dos Escoteiros do Brasil, Dom Maurício Grotto, Arcebispo da Arquidiocese de Botucatu-SP, e é o chefe da delegação dos Escoteiros do Brasil para a JMJ-Panamá. Todos os escoteiros do Brasil, independente de sua religião, poderão se inscrever como voluntário para este evento mundial.

O escotismo realizado por católicos se confunde com a própria fundação do Movimento Escoteiro. Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo, como anglicano, era muito próximo de um padre jesuíta, Jacques Servin. Por meio da porta aberta pelo catolicismo, outras denominações cristãs e outras religiões se desenvolvem e valorizam sua fé dentro da Fraternidade Escoteira Mundial.

Skip to content