Rede Nacional de Jovens Líderes completa 20 anos em prol do protagonismo juvenil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Rede Nacional de Jovens Líderes completa 20 anos em prol do protagonismo juvenil

15 novembro 2021

Criada em 2001, a rede trabalha há duas décadas para formar jovens adultos comprometidos com as necessidades dos Escoteiros do Brasil

Neste 15 de novembro, a Rede de Jovens Líderes completa 20 anos de história. Criada em 2001, a ferramenta de protagonismo juvenil trabalha há duas décadas para formar jovens adultos comprometidos com as necessidades dos Escoteiros do Brasil. Os Jovens Líderes são os associados que possuem entre 18 e 25 anos, sejam eles pioneiros, escotistas ou dirigentes, que contribuem para articular o Escotismo enquanto movimento de jovens e organização de adultos. Mais do que um conceito generoso, a Rede Nacional de Jovens Líderes é uma forma eficiente de fazer com que os associados permaneçam na instituição e recebam capacitação para educar através do exemplo a próxima geração de escoteiros. 

É importante ressaltar que as próprias raízes do Movimento Escoteiro remontam ao envolvimento juvenil, pois foram os jovens britânicos que começaram a usar o manual de exploração militar Aids to Scouting, desenvolvido por Baden-Powell, para praticar atividades ao ar livre. Surpreso com a iniciativa dos jovens e percebendo o interesse da juventude pela aventura que a exploração da natureza permitia, BP estudou diversas organizações de jovens para elaborar um conjunto de práticas adequadas a essa faixa etária antes de aplicar o piloto do Escotismo que foi o Acampamento da Ilha de Brownsea. 

Mais recentemente, na segunda metade do século 20, a Conferência Mundial Escoteira de Espoo (Finlândia) em 1969, sugeriu que as Organizações Escoteiras Nacionais tivessem participantes jovens no processo de tomada de decisão através da realização de fóruns de jovens e da presença de jovens delegados em eventos internacionais. O envolvimento juvenil começou a se consolidar no Brasil na década de 1990, principalmente por meio de Equipes Regionais Pioneiras, tendo o primeiro Fórum Nacional de Jovens Líderes ocorrido em 1996 na cidade de Canela no Rio Grande do Sul.

Apesar dos movimentos de inserção dos jovens nos espaços decisórios apresentarem avanços e retrocessos como em qualquer outra construção social, a experiência acumulada de diversos momentos em que a juventude pôde refletir sobre alternativas institucionais para os desafios ao seu redor culminou na proposta do Plano 2001. Tido como o primeiro projeto de autoria exclusiva de jovens adultos nos Escoteiros do Brasil, o Plano 2001 apresentou pesquisas sobre diversos assuntos relacionados à juventude, sugeriu modificações estruturais na instituição para aumentar a participação dos jovens e foi aprovado pelo Conselho de Administração Nacional, tendo seu marco de conclusão em 2001 no ato de fundação da Rede Nacional de Jovens Líderes.

Com a aprovação da Resolução 04/2004 do Conselho de Administração Nacional (CAN), foi então instituído o Núcleo Nacional de Jovens Líderes como órgão gestor da Rede Nacional de Jovens Líderes. Diferentemente do que muitos pensam, este não é um novo ramo, nem um prolongamento do Ramo Pioneiro, mas um espaço com a finalidade estratégica de apoiar a aplicação do Método Escoteiro, a inserção nos processos de tomada de decisão e a promoção de ações de desenvolvimento comunitário. 

Após a criação da Rede Nacional de Jovens Líderes, algumas conquistas efetivas dos Escoteiros do Brasil foram: (1) a participação de dois representantes juvenis com direito a voz no Conselho de Administração Nacional, (2) a eleição de 12 jovens menores de 30 anos para o Conselho de Administração Nacional, tendo o mais jovem conselheiro da história da instituição sido eleito presidente do colegiado, (3) a publicação da Política Nacional de Envolvimento Juvenil, (4) a representação dos Escoteiros do Brasil enquanto membro titular do Conselho Nacional de Juventude, e (5) a candidatura de três jovens brasileiros como Conselheiros Juvenis na Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Muito foi realizado e muito mais ainda está por ser feito! Que esse breve apanhado histórico das origens da Rede Nacional de Jovens Líderes seja um combustível para que possamos construir um mundo melhor juntos!

Skip to content