Projeto Integra Roraima tem as primeiras promessas escoteiras em Boa Vista - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Projeto Integra Roraima tem as primeiras promessas escoteiras em Boa Vista

8 fevereiro 2019

Hoje é um dia muito especial para os Escoteiros do Brasil. Nesta manhã (08), realizamos as primeiras promessas das duas Seções Autônomas do Projeto Integra Roraima – Fraternidade Sem Fronteiras, Ramos Lobinho e Escoteiro, que são formadas por crianças e adolescentes venezuelanos migrantes e em situação de refúgio no Brasil, e que estão abrigados no Centro de Acolhimento Fraternidade Sem Fronteiras, na cidade de Boa Vista, Roraima.

Em clima de muita alegria e espírito escoteiro, as crianças realizaram a sua promessa escoteira conduzida pelo Escotista Claudio José Lobo Rivera, também venezuelano e Animador Territorial do Projeto. Estavam presentes, além de familiares e moradores do Centro, um pioneiro de Boa Vista, escotistas de Roraima e DF, e o gerente de Gestão de Adultos, Marcos Ramacciato, representante do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil, além da equipe do Centro de Acolhimento da Fraternidade Sem Fronteiras.

Já bastante integrados no Brasil, eles realizaram a promessa escoteira em português. Receberam o lenço escoteiro nacional e trajavam o vestuário dos Escoteiros do Brasil. As atividades escoteiras no Centro de Acolhimento Fraternidade Sem Fronteiras respeitam as tradições e a cultura dos venezuelanos e introduzem pouco a pouco as locais, num lindo processo de integração do povo do Brasil e da Venezuela.

A segunda vice-presente dos Escoteiros do Brasil, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, Coordenadora do Projeto Integra Roraima, emocionada com a cerimônia, enfatiza que o sentimento de fraternidade entre brasileiros e venezuelanos reforçado pela lei escoteira, nos torna irmãos escoteiros unidos em um só coração.

 

Skip to content