Presidente dos Escoteiros do Brasil parabeniza jovens e voluntários pelo dia do Escoteiro - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Presidente dos Escoteiros do Brasil parabeniza jovens e voluntários pelo dia do Escoteiro

23 abril 2021

Queridos irmãos e irmãs de ideal,

Todos os anos, no dia 23 de abril, comemoramos o Dia do Escoteiro. É uma data muito especial na qual costumamos externar às pessoas o nosso orgulho de integrar uma grande fraternidade que acredita no poder de transformação do mundo por meio da prática diária de boas ações.

Nem sempre é fácil explicar às “pessoas de fora” o que é ser Escoteiro. As vezes dizemos que os Escoteiros acampam, simplesmente. As vezes dizemos que o Escotismo é um movimento educacional, integrado por jovens e auxiliado por adultos voluntários, que realizam atividades dentro de um programa orientado por valores, que compreendem conceitos como integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo e autoconfiança. Mas sabemos que não é só isso. Muitas vezes o Escotismo se traduz em experiências, sentimentos e sensações únicas, que só quem é ou foi Escoteiro consegue entender.

Ser Escoteiro é se deparar com desafios, aparentemente sem soluções, e superá-los, com coragem e bom humor. É participar de um fogo de conselho numa linda noite estrelada, cantando ao lado dos seus melhores amigos, na certeza de que não gostaria de estar em nenhum outro lugar do planeta, senão vivendo aquele momento especial. É viajar sozinho para algum lugar desconhecido, sabendo que na jornada poderá “esbarrar” com um escoteiro, o qual talvez se torne um amigo para a vida.

Ser Escoteiro é escolher o caminho da retidão e da honestidade, mesmo que as circunstâncias indiquem o contrário. É ser reconhecido por todos à sua volta, na escola ou no trabalho, como uma pessoa correta e leal. É crescer e perceber que alguns dos desafios da vida adulta, tais como aprender a liderar ou a ser liderado, foram vencidos ainda na infância, ao lado dos amigos de patrulha. É ser conselheiro, o irmão ou a irmã mais velha de uma criança, vê-la se desenvolver e vibrar com suas conquistas. É ser capaz de acolher e de fazer a diferença na vida das pessoas, no Movimento ou fora dele.

Ser Escoteiro é fazer parte de uma fraternidade com mais de 55 milhões de amigos, de todos os cantos do planeta, que acreditam ser possível construir um mundo melhor todos os dias. Muito obrigado por tudo o que vocês fazem e por serem quem são!

Feliz dia do Escoteiro!
Sempre Alerta, para Servir, o Melhor Possível!

Rafael Rocha de Macedo
Presidente dos Escoteiros do Brasil

Skip to content