Parcerias auxiliam Escoteiros do Brasil na realização do Projeto Integra Roraima - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Parcerias auxiliam Escoteiros do Brasil na realização do Projeto Integra Roraima

22 janeiro 2019

O Projeto Integra Roraima, que visa levar o método educativo do Movimento Escoteiro como proposta educativa aos migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados em Roraima, conta desde o início com a articulação de parcerias regionais e em nível nacional. São parcerias que, por meio de cooperação e colaboração, viabilizam o contato com as famílias que chegam ao país como também a realização das atividades. Além das conversas prévias, as organizações puderam se reunir no final de novembro para alinhar as ações do projeto.

Entre os parceiros do projeto está a Fraternidade Sem Fronteiras, organização que cede o espaço para a realização das atividades semanais para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos. Além da reunião com a Fraternidade durante visita de representantes dos Escoteiros do Brasil à Roraima, também houve diálogo com a equipe responsável pela organização da Operação Acolhida, sob responsabilidade das Forças Armadas. Eles fazem a acolhida e organizam a permanência dos migrantes e refugiados nas cidades de Roraima.

Entre as outras organizações com quem os Escoteiros do Brasil fizeram contato para o Projeto Integra, estão os grupos escoteiros do estado de Roraima – para quem a instituição apresentou o projeto -, o ACNUR (braço das Nações Unidas para os Refugiados), a Pastoral do Migrante na Igreja Consolata e o IMDH – Instituto Migrações e Direitos Humanos. Também houve aproximação com o Viva Voluntário e participação no evento de apresentação do programa em Boa Vista.

Skip to content