Nota Oficial: Cancelamento do World Scout Moot - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Nota Oficial: Cancelamento do World Scout Moot

24 julho 2021

Os Escoteiros do Brasil comunicam aos seus associados que o 16º World Scout Moot Ireland foi oficialmente cancelado.

Desde o início de 2020, a pandemia de Covid-19 teve um impacto dramático em todos os aspectos do Escotismo e, em particular, apresentou desafios para a realização de eventos escoteiros. Ao longo do ano passado, muitos eventos escoteiros nacionais, regionais e internacionais tiveram que ser adiados ou cancelados para garantir a saúde, segurança e proteção de jovens, voluntários e lideranças das Organizações Escoteiras Nacionais envolvidas no planejamento e entrega dessas atividades.

Considerando a incerteza e os riscos em torno da pandemia, em maio de 2020 o Comitê Escoteiro Mundial, em estreita colaboração com os anfitriões dos Escoteiros da Irlanda, decidiu adiar o 16º Moot Escoteiro Mundial por um ano, para 2022.

Infelizmente, embora a situação pandêmica tenha melhorado em muitas partes do mundo, ainda existe uma grande incerteza quanto à convocação de eventos internacionais de grande escala. Entre os muitos desafios logísticos e financeiros estão as constantes mudanças nas regulamentações de viagens internacionais, os crescentes custos e responsabilidades financeiras com seguros e aluguel de equipamentos para eventos de fornecedores e riscos contínuos relacionados à saúde e segurança dos participantes.

A Equipe de Planejamento do Moot fez avanços significativos este ano na preparação para a realização de um evento de classe mundial, no entanto, durante esses tempos sem precedentes, é necessário colocar a saúde, segurança, bem-estar e interesses dos jovens e voluntários em primeiro lugar, garantindo ao mesmo tempo a estabilidade financeira e sustentabilidade do evento.

À luz dessas questões em andamento, que representam um desafio significativo para a entrega segura e bem-sucedida do Moot em 2022, e após uma série de discussões construtivas, os Escoteiros da Irlanda informaram formalmente à Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) em 15 de julho de 2021 que não podem continuar sediando o 16º World Scout Moot em 2022 e perguntou sobre o potencial adiamento do evento.

O Comitê Mundial de Escoteiros considerou a decisão dos anfitriões do evento e, embora lamente o impacto em milhares de pioneiros ao redor do mundo, o Comitê reconhece e respeita a situação extremamente difícil que o país enfrenta e os desafios associados ao adiamento do evento para além de 2022.

Como consequência, o Comitê Escoteiro Mundial decidiu, em 21 de julho de 2021, cancelar o Moot Escoteiro Mundial de 2022. Embora lamente este resultado, a OMME garante que está empenhada em explorar oportunidades para reunir pioneiros e jovens líderes em 2022, alavancando eventos nacionais que podem ser abertos para a participação internacional e facilitando outros encontros internacionais para esse público. Além disso, a OMME espera retomar a convocação do World Scout Moot em 2025.

O Contingente do Brasil gostaria de agradecer o entusiasmo dos associados pelo 16º Moot Escoteiro Mundial. Queríamos muito proporcionar uma experiência excepcional para todos os nossos associados inscritos neste brilhante evento.

Em breve, todos os brasileiros inscritos para o evento serão comunicados, de forma individual, sobre o procedimento de reembolso dos valores já pagos pela inscrição. Nos próximos dias, o Escritório Nacional formalizará os prazos e procedimentos que serão adotados.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].