Movimento Escoteiro comemora 107 anos no Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Movimento Escoteiro comemora 107 anos no Brasil

14 junho 2017

Há 107 anos o Movimento Escoteiro chegava ao Brasil. O escotismo é o maior movimento de jovens do mundo, presente em mais de 216 países e territórios. Apenas no Brasil somos mais de 93 mil associados trabalhando na construção de um mundo melhor. Criado em 1907 pelo inglês, Lord Baden-Powell, o escotismo é um movimento que visa contribuir no desenvolvimento das potencialidades físicas, afetivas, espirituais, sociais, intelectuais e, especialmente, do caráter de crianças, adolescentes e jovens de 6,5 a 21 anos.

Acampamos para ter contato com a natureza, participamos de atividades comunitárias para nos integrarmos efetivamente à sociedade e realizamos jogos para desenvolver nossas potencialidades e o trabalho em grupo. Um movimento onde os jovens convivem com pessoas de diferentes origens, classes e credos que fazem parte da fraternidade escoteira, espirito que inspira nossos grandes acampamentos, como o 7º Jamboree Nacional Escoteiro que, em 2018, celebrará a paz e a união.

O escotismo traz a oportunidade de caminhar rumo ao sucesso que, segundo Baden-Powell, consiste em servir ao próximo e ajudar a deixar este mundo um pouco melhor do que quando nós chegamos. Esta é a essência do escotismo: fazer com que cada jovem descubra que é capaz de melhorar o mundo e, com isso, se tornar um ser humano comprometido com a sociedade.

Skip to content