Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Jovens empreendedores: escoteiro transforma projeto de distintivo especial em negócio para viajar o mundo
Aos 23 anos, Franz Kenzo ingressou no mundo dos jovens empreendedores a partir de um projeto realizado dentro do Movimento
A história de jovens empreendedores dentro do Movimento Escoteiro não é recente, isso porque o Escotismo, ao longo de sua centenária existência, sempre buscou oferecer oportunidades de aprendizagem que focam em habilidades e competências necessárias para que crianças e jovens tornem-se protagonistas de seu próprio futuro. Dentro deste contexto, acreditamos que uma das melhores maneiras de desenvolver este protagonismo é estimulando a capacidade de propor e executar ideias, buscando soluções para inovar, isto é, empreender.
E foi assim, dentro do Movimento, que começou a jornada empreendedora de Franz Kenzo, escoteiro há cerca de 15 anos no Grupo Escoteiro Caramuru 26/SP. Membro ativo desde o Ramo Lobinho, Franz lembra que o Escotismo sempre foi negócio de família: antes mesmo de ingressarem de fato no Movimento, a família já colaborava voluntariamente no Grupo. Ele admite, no entanto, que a época em que mais esteve engajado foi durante sua passagem pelo Ramo Pioneiro, dos 18 aos 21 anos de idade.
“Quando eu estava no Ramo Pioneiro, eu participei de Moots e acabei indo mais para eventos externos, fora do grupo. Foi aí que eu conheci um Escotismo muito além do meu grupo”, afirma Franz. Os Moots aos quais se refere são o 15º Moot Mundial Escoteiro na Islândia e o 3º Moot Interamericano Escoteiro no Peru, em 2017 e 2018, respectivamente. Na ocasião, ele teve a oportunidade de se hospedar na casa de escoteiros de outras nacionalidades, expandindo a sua visão sobre Escotismo e compreendendo de fato a magnitude do Movimento.
Foi também durante sua passagem pelo Ramo Pioneiro que surgiu o Saia da Zona: projeto pessoal que Franz idealizou para conquistar a Insígnia de BP, distintivo máximo dentro do Ramo. Ele conta que o Saia da Zona nasceu de uma paixão compartilhada entre amigos e familiares: viagem e montanhismo. Apesar de ser uma paixão, ele nunca havia pensado em levar estes hobbies mais a sério, mas seu olhar sobre isso mudou quando percebeu que existia, em seu círculo de amigos e colegas de faculdade, um abismo muito grande entre o querer e o fazer de fato.
“Meus amigos sempre me procuravam dizendo que queriam fazer voluntariado, ou que gostariam de fazer determinada trilha, mas quando eu os questionava sobre o tema, a resposta era sempre negativa”, relembra. A conclusão que Franz chegou a partir dessas conversas foi muito lógica: existe a vontade de fazer, mas na maioria das vezes não existe a disposição necessária para sair da nossa zona de conforto e perseguir esse objetivo. “Isso me incomodou muito, porque eu também era uma pessoa que queria fazer muitas coisas, mas que não corria atrás de nada”, diz Franz.
E assim surgiu o Saia da Zona: um mochilão pela África que tinha como objetivo sair totalmente da zona de conforto e inspirar pessoas, escoteiros ou não, a fazer o mesmo. Para financiar o projeto, Franz começou a dar aulas particulares de exatas e economizou tudo para finalmente conseguir realizar a viagem em fevereiro de 2019. Durante os 25 dias em que passou no continente africano, Franz conheceu a Tanzânia, onde atingiu o ponto mais alto da África, durante a sua subida ao cume do Kilimanjaro; participou de um acampamento escoteiro no Quênia e visitou o Paxtu, local onde Baden-Powell passou seus últimos dias de vida e foi enterrado; foi recebido por jovens escoteiros na Suazilândia, onde realizou trabalhos comunitários e deu entrevistas para a rede de televisão nacional; e visitou Moçambique, onde teve uma imersão na cultura lusófona do país.

Foto: Franz Kenzo | Kilimanjaro
Os frutos e a virada de chave
Hoje, Franz ainda está colhendo os frutos desse projeto e diz que a experiência realmente comprovou sua tese do quão benéfico é sair da zona de conforto. “Fazia 20 e poucos anos que ninguém no meu grupo tirava a Insígnia de BP e depois do meu projeto, pude ajudar outros jovens a tirar também. Sem falar naqueles amigos que antes só queriam fazer, mas não estavam dispostos a sair da sua zona de conforto. Hoje vários vêm me procurar pra dizer que se sentiram inspirados a viajar sozinho, fazer trilhas ou realizar outros projetos”, conclui Franz.
Depois de receber todos esses feedbacks, Franz entendeu que o Saia da Zona deixou de ser um projeto pioneiro e tornou-se um projeto de vida e um movimento. A partir disso, ele passou a se reconhecer como um facilitador para quem quer sair da zona, mas às vezes não está tão disposto a fazer isso sozinho. Foi aí que ele decidiu que essa era a mensagem que ele queria deixar para o mundo e isso era o que fazia sentido para a sua vida.
O início da pandemia no Brasil, em março de 2020, foi para todos um momento de reflexão, assim como para Franz que sempre viu oportunidades para se tornar empreendedor. Ele começou a estudar maneiras de monetizar esse trabalho que já vinha fazendo há cerca de dois anos, para que pudesse impulsionar o Saia da Zona e transformar isso em um negócio. Ele abriu mão do seu diploma em Engenharia Ambiental na Universidade de São Paulo (USP) para empreender em algo que acreditava e que hoje é sua principal fonte de renda. O Saia da Zona cresceu e se expandiu para outras vertentes.
Atualmente, Franz conhece 30 países e atua profissionalmente com a Trip Mundão, uma página no Instagram que ele iniciou durante a pandemia e que já conta com mais de 184 mil seguidores. A página foi sua empreitada mais importante como empreendedor e foi pensada para oferecer dicas de viagem ao público em geral e também divulgar o trabalho de influenciadores que investem seu tempo e dinheiro para criar conteúdo sobre viagem. O sucesso é tanto que Franz já recebe inúmeros convites de marcas para viagens e parcerias de publicidade, além de ser pago por outras empresas para dar mentorias com o objetivo de alavancar a presença das marcas nas redes sociais.
Das experiências passadas, envolvendo Escotismo, Franz diz que a maior lição aprendida foi o poder do planejamento a longo prazo, da consistência e da disciplina. “Quando eu comecei o Saia da Zona, eu não fazia ideia de que hoje eu estaria vivendo disso. Foi algo que começou há mais de 4 anos atrás e todos os dias foi um pouco construído. Justamente por isso, eu me sinto muito empolgado por tudo o que está por vir”, afirma. E falando em futuro, a ideia é expandir ainda mais o projeto e transformar em um negócio cujos frutos poderão ser colhidos por Franz e futuros colaboradores.
Lições do Escotismo para jovens empreendedores
A história de Franz, assim como a de muitos outros jovens mundo afora, foi moldada por ensinamentos que ele adquiriu no Escotismo. Aqui, acreditamos que incentivar o jovem, desde cedo, a buscar soluções inovadoras, planejar os próximos passos, entender o valor das experiências e aprender a sorrir em meio a dificuldades são excelentes maneiras de ensinar valores como a persistência e a disciplina necessária para jovens empreendedores. Além de potencializar o desenvolvimento, descobrir talentos e incentivar futuros empreendedores, formando cidadãos conscientes e ativos na sociedade.
“Esse era totalmente o espírito que eu estava durante o mochilão da África. Tive que dividir a cama, tomar banho de balde, usar um buraco no chão como vaso sanitário. Sempre que eu me questionava em relação ao que eu estava me propondo a fazer, eu tinha duas opções: reclamar disso ou olhar tudo isso e aproveitar a experiência pra tirar as lições que mudaram a minha vida. Não é sobre sorrir nas dificuldades literalmente, é sobre entender que sempre vão existir cenários menos favoráveis e conseguir manter a mente aberta para as coisas boas que podem sair das experiências ruins”. – Franz Kenzo Terada
Acompanhe Franz nas redes sociais através das contas @franzkenzo e @tripmundao