Grupo Escoteiro Tubarão (9°/SC) celebra seis décadas de atividade em Santa Catarina - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Grupo Escoteiro Tubarão (9°/SC) celebra seis décadas de atividade em Santa Catarina

22 dezembro 2017

No dia 16 de dezembro de 1957, na cidade de Tubarão-SC, nasceu o Grupo Escoteiro que leva o nome da cidade. A ideia inicial era poder ocupar a juventude local propondo atividades saudáveis, e engajar os jovens no Movimento Escoteiro.

Fundado por um grupo de tubaronenses liderados por Aparecido de Castro, o grupo iniciou as atividades passando por diferentes lugares, até se firmar na sede própria – onde está desde 1966. De lá pra cá, seis décadas de atuação na educação dos jovens da região.

João Batista Mendes, conhecido como JB, entrou no grupo em 1962, e se alegra com a celebração. “Vejo o aniversário do grupo como um marco histórico. Ter um grupo com 60 anos, sede própria, uma gama de atividades e ensinando a essência do escotismo. Nós só temos a agradecer e comemorar, pedindo a Deus que continue crescendo”, conta.

Atualmente o grupo conta com cerca de 150 membros entre todos os ramos, e são presididos por Gislene Nandi Ouriques. O chefe sênior Mateus Peres, responsável pelas redes sociais do grupo, registrou a atuação do G.E. Tubarão (9°/SC) em um projeto da universidade.

Em texto publicado pela Chefe Mara da Cunha, o destaque ficou para as pessoas que construíram a história do grupo: “Parabéns aos chefes, pessoas dedicadas e incansáveis na formação dessas crianças e jovens; aos membros juvenis, que aprendem se divertindo, procurando sempre fazer seu Melhor Possível e aos pais que, com seu apoio e confiança, ajudam o grupo a crescer cada vez mais”.

Skip to content