GE Dom Orione (112°/PR) realiza curso de Primeiros Socorros - Escoteiros do Brasil
Área do associado

GE Dom Orione (112°/PR) realiza curso de Primeiros Socorros

5 agosto 2016

Nos dias 30 e 31 de julho, reuniram-se na sede do Grupo Escoteiro Dom Orione (112°/PR), 27 escotistas e dirigentes para apreender técnicas de salvamento e primeiros socorros. As palestras foram orientadas pelos profissionais Luciano dos Santos Martins, 1° Sargento do Corpo de bombeiros do Estado do Paraná, Dr. Ramon Cavalcanti Ceschim, da Secretaria Estadual de Saúde, e na coordenação o chefe escoteiro e Bombeiro reformado, Jorge Cid Constantino Jurescu.

Foram 18 horas de teoria e prática usando equipamentos, desde a boneca usada para técnicas de massagem cardíaca, bem como desfibrilador automático. “O aprendizado que levo daqui será de grande valia para que eu possa replicar com os jovens e chefes do meu grupo. Como dito aqui no curso, espero não precisar usar as técnicas, mas caso necessário for, me sinto mais segura para aplicar o atendimento necessário”, ressaltou a chefe Anne Araújo, do Grupo Escoteiro Bagozzi (59°/PR).

Dr. Ceschim, da Secretaria Estadual de Saúde, palestrou sobre animais peçonhentos e como devemos fazer os primeiros socorros. “São informações vitais para escoteiros e escotistas, que muitas vezes podem se deparar com estes animais, não somente em campo, mas em ambiente urbano, já que Curitiba é a cidade com a maior incidência de aranhas marrom no país”, apontou.

Skip to content