14º Fórum Mundial Escoteiro de Jovens elege representante brasileira para o Comitê Escoteiro Mundial - Escoteiros do Brasil
Área do associado

14º Fórum Mundial Escoteiro de Jovens elege representante brasileira para o Comitê Escoteiro Mundial

31 agosto 2021

Melissa Wilm, representante brasileira no Fórum Mundial de Jovens, foi eleita conselheira juvenil do Comitê Escoteiro Mundial

Mais de 700 jovens líderes de 163 Associações Escoteiras Nacionais reuniram-se virtualmente entre os dias 18 e 22 de agosto para desenvolver habilidades de liderança e debater o envolvimento juvenil nos processos decisórios que irão moldar o futuro do Movimento Escoteiro. A 14ª edição do Fórum Mundial Escoteiro de Jovens foi a maior já realizada e elegeu uma representante brasileira para ocupar a função de Conselheira Juvenil no Comitê Escoteiro Mundial. 

Melissa Wilm, eleita dentre 18 candidatos, tem 24 anos e é escotista do Grupo Escoteiro do Mar Amigo Velho 16/PR. Atualmente, Melissa faz parte da equipe de Relações Internacionais dos Escoteiros do Brasil e, até 2024, irá compartilhar a função de Conselheira Juvenil com outros cinco jovens líderes de outras nacionalidades. “É uma honra poder contribuir para o Escotismo Mundial, implementando e colaborando na construção das nossas estratégias ao redor do mundo, em um momento tão desafiador que estamos vivendo. Apesar do tamanho desafio, me sinto muito animada para colaborar dentro do Comitê Mundial do Movimento Escoteiro!” afirma Melissa.

Além da eleição dos conselheiros juvenis, o evento resultou em uma Declaração do Fórum de Jovens que representa as ideias e opiniões dos participantes e apresenta uma agenda para o próximo triênio do Escotismo Mundial, focada no combate às mudanças climáticas, na defesa do direito à educação não formal e de um Movimento ainda mais seguro e inclusivo. Eles também puderam propor rascunhos de emendas às resoluções da Conferência Escoteira Mundial e desenvolver planos de ação individuais para orientar seu crescimento pessoal e o envolvimento com as suas comunidades, transformando os resultados do Fórum em ações locais e nacionais.

De acordo com Diana Carrillo, atual Conselheira Juvenil do Comitê Escoteiro Mundial e Presidente do 14º Fórum Escoteiro Mundial da Juventude, “o Fórum é uma plataforma do Escotismo que capacita os jovens a serem cidadãos globais ativos e líderes em suas comunidades e Organizações Nacionais. Os jovens têm o poder de mudar o mundo, e o Fórum oferece essa visão aliado a ferramentas para torná-la realidade.” 

Com o evento ocorrendo de forma online, foi possível que mais jovens assistissem às sessões plenárias que foram transmitidas ao vivo nas redes sociais da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME). Ao longo do evento de cinco dias, os participantes também contaram com palestras com Gitanjali Rao, escoteira eleita criança do ano 2020 pela revista TIME, bem como uma série de workshops facilitados por organizações internacionalmente reconhecidas como o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), WWF, UNICEF e a Organização Mundial da Saúde.

Ao todo, seis jovens líderes participaram do 14º Fórum Mundial Escoteiro de Jovens representando o Brasil como delegados e observadores selecionados através de processo seletivo realizado pelos Escoteiros do Brasil.  

 Texto: Diulia de Paulo Cardia

Skip to content