Jovens, adultos e familiares podem contribuir ativamente com a expansão do Movimento Escoteiro - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Jovens, adultos e familiares podem contribuir ativamente com a expansão do Movimento Escoteiro

8 outubro 2021

Distintivo de recrutador é sinônimo de trabalho em prol do crescimento do Escotismo a nível local e global

O Escotismo possui inúmeras maneiras de reconhecer jovens e adultos pelas suas conquistas dentro do Movimento, sendo uma delas, a entrega de distintivos por alguma atividade de progressão realizada. Mas além de reconhecer os membros adultos e juvenis pelo seu progresso e desenvolvimento, o Escotismo também os reconhece por sua contribuição ao crescimento da instituição. É o caso do distintivo de recrutador. 

O distintivo de recrutador está regulamentado na REGRA 191 do POR e é conferido pela Diretoria de Nível Local a jovens ou adultos que tragam outros jovens ou adultos para o Movimento Escoteiro, não importando se a indicação seja para a sua Unidade Escoteira Local ou para outra. O importante é que o jovem ou adulto faça seu registro institucional junto aos Escoteiros do Brasil. 

O reconhecimento é conferido por meio de níveis que resultam da atuação do associado na adesão de novos membros. No primeiro nível, o associado deverá trazer pelo menos três novos membros para receber o primeiro distintivo. Nos demais, o número de novos membros que aderiram ao Movimento deve ser de seis, dez, quinze ou vinte, respectiva e cumulativamente. 

O distintivo só é conquistado após confirmada a indicação por parte do indicado, quando então pode ser registrada essa indicação no paxtu administrativo pelo membro responsável pela administração do cadastro de associados do Grupo Escoteiro, normalmente um voluntário da Diretoria Administrativa.

Como obter o distintivo de recrutador

O primeiro passo para a obtenção do distintivo recrutador é convidar parentes, amigos e colegas para conhecerem o seu Grupo Escoteiro. Esse por si só já é um grande trabalho de divulgação do Escotismo, mas se for feito de maneira atrativa pode trazer muitos novos associados para a nossa fraternidade mundial.

Isso pode ser feito de inúmeras maneiras: realizando atividades específicas para celebrar o dia do amigo pelo menos uma vez a cada semestre; convidando amigos de fora do Movimento para eventos do Grupo e ações financeiras como pasteladas, almoços, etc; programando uma mini atividade em sua escola ou trabalho para apresentar o Escotismo; dentre outras. Você pode ter algumas ideias, acessando este documento. 

Os pais e responsáveis legais dos jovens, bem como os adultos voluntários, também podem ser ativos nesse trabalho de divulgação e crescimento do Escotismo. Como familiar de um jovem escoteiro, esperamos que você possa enxergar no cotidiano da casa os resultados provenientes do Método Educativo Escoteiro que aplicamos para auxiliar no desenvolvimento do seu filho(a). Que tal falar sobre o Escotismo com seus colegas e amigos do trabalho? É uma ótima oportunidade para contribuir com a expansão desse Movimento centenário e global.

Como solicitar o distintivo de recrutador

O associado que entender que merece o referido distintivo pode solicitar a outorga do mesmo. Para isso, basta fazer a solicitação ao chefe de seção, no caso de jovem, ou a um membro da Equipe de Gestão de Pessoas, no caso de adulto. Será feita a verificação para confirmar se o formulário está preenchido corretamente e, em seguida, o encaminhamento à Diretoria Administrativa do Grupo. Uma vez aprovado pela diretoria, serão providenciados o certificado e o distintivo e ambos deverão ser entregues em cerimônia apropriada.

Para facilitar a verificação da solicitação, é interessante que as Unidades Escoteiras Locais mantenham em sua ficha de cadastro ou formulário de início um campo para que o novo associado informe como ficou sabendo do Grupo, para que ele sinalize quem o indicou para que seja contabilizado e devidamente registrado no Paxtu posteriormente.

Skip to content