Jovens têm papel fundamental na retomada econômica, aponta estudo apoiado pelos Escoteiros do Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Jovens têm papel fundamental na retomada econômica, aponta estudo apoiado pelos Escoteiros do Brasil

30 junho 2021

Atlas das Juventudes evidencia bônus demográfico que torna mais favorável a retomada e consequente crescimento econômico no Brasil

O Brasil se encontra no momento mais favorável da sua história para alavancar o crescimento econômico e o desenvolvimento social. E a juventude tem um papel fundamental nisso. É o que mostra o relatório final do Atlas das Juventudes, uma plataforma de trabalho, apoiada pelos Escoteiros do Brasil, que produz, sistematiza e dissemina dados sobre as juventudes com o objetivo de auxiliar na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, programas, projetos e iniciativas para as juventudes brasileiras.

Atualmente, o Brasil é lar de quase 50 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, o que representa ¼ da população. Nunca antes houve tantos jovens no nosso país e é possível que nunca mais tenhamos essa quantidade tão expressiva. Isso significa que estamos em um momento da história brasileira em que a estrutura etária da população produtiva mostra-se plenamente favorável para alavancar o crescimento econômico. Isso é o que podemos chamar de “bônus demográfico”.

Em resumo, a quantidade de pessoas aptas a produzir riqueza para o país é tão grande que torna a retomada, e consequente crescimento econômico mais propício do que nunca. Entretanto, tal crescimento só é possível se garantirmos aos jovens brasileiros, responsáveis por essa transformação, o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, possibilitando a eles a concretização dos seus sonhos, o aprendizado completo e contínuo e a participação ativa na sociedade, como protagonistas, em todas as suas esferas.

Em contraste com todo esse potencial, os dados do Atlas da Juventude mostram que a população jovem no Brasil vive uma realidade de constante violação de seus direitos e está mais exposta a uma série de vulnerabilidades sociais. As evidências apontam para um contexto excludente, violento e desafiador que acaba por impor barreiras para o desenvolvimento das juventudes. Cenário que se agravou ainda mais com a pandemia da Covid-19, aumentando os índices de desemprego, desigualdade, evasão escolar e também prejudicando a saúde mental dos jovens.

“O Atlas das Juventudes é uma resposta concreta para o enfrentamento destes desafios. Realizamos um importante estudo social, envolvendo algumas das mais relevantes instituições e pesquisadores do país. Reunimos uma base sólida de evidências, construímos ferramentas, produzimos análises e apontamos perspectivas, em diferentes formatos e linguagens, acessíveis para diferentes agentes da sociedade, com um único objetivo: promover e garantir os direitos das juventudes e fortalecer o seu lugar como protagonistas para o desenvolvimento do Brasil”, afirma Marcus Barão, coordenador do Atlas das Juventudes, articulador do Pacto das Juventudes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e presidente do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE).

O documento, composto por mais de 300 páginas, teve como objeto de estudo o potencial das juventudes no mundo pós pandemia em que a retomada e o crescimento econômico é um tema cada vez mais latente. O estudo foi desenvolvido em parceria com o Instituto Veredas e envolveu uma grande equipe de pesquisadores, além de um amplo processo colaborativo para a revisão e validação dos conteúdos produzidos. Foram realizados diversos workshops com organizações, especialistas e jovens para construir, de maneira coletiva, o relatório final lançado no início do mês de junho e que pode ser acessado aqui.

A plataforma virtual Atlas das Juventudes é uma iniciativa do Em Movimento e do Pacto pela Juventude pelos ODS, que reúnem organizações atuantes neste meio, a fim de mobilizar e engajar jovens, dando acesso a oportunidades e formando cidadãos comprometidos e capazes de construir o país e o mundo que queremos. Faça sua parte, conhecendo o documento. Os Escoteiros do Brasil, em conjunto com outras 35 entidades, são parceiros da plataforma Atlas das Juventudes.

Skip to content