Escoteiros do Brasil juntam-se às Nações Unidas em campanha por entregas livres de plástico - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil juntam-se às Nações Unidas em campanha por entregas livres de plástico

20 maio 2021
Campanha #DeLivreDePlástico pede que aplicativos como iFood, Rappi e UberEats se comprometam com entregas livres de plástico descartável

Os Escoteiros do Brasil participaram hoje (20) de uma ação em conjunto com as Nações Unidas e outras instituições defensoras do Meio Ambiente a nível nacional e mundial para pedir que aplicativos de delivery de comida sejam mais conscientes em suas entregas, deixando o plástico de lado e recorrendo a soluções menos onerosas ao Planeta.

No último ano, os gastos com aplicativos de comida cresceram cerca de 187%, muito por conta do cenário de pandemia e isolamento social. Com isso, o volume de plástico descartável também apresentou um crescimento expressivo, já que muitos aplicativos de comida acabam fazendo as suas entregas em embalagens plásticas, raramente recicladas.

Tal fato levantou um alerta para organizações voltadas à proteção do meio ambiente. Para combater este problema, a ONU Brasil, através da Campanha Mares Limpos, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lançou ainda no ano passado a mobilização #DeLivreDePlástico, que convida a sociedade a demandar de empresas de delivery de comida uma transição para entregas livres de plástico descartável.

De acordo com a pesquisa “Percepções sobre o plástico entre usuários de aplicativos de delivery” encomendada pelo PNUMA e pela ONG Oceana e realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), os internautas brasileiros já se mostram incomodados com a quantidade de plástico presente nas entregas de comida. Cerca de 72% dos consumidores gostariam de receber seus pedidos livres de plástico e outros 15% afirmaram terem deixado de pedir comida por se sentirem incomodados com a quantidade de plástico.

Os Escoteiros do Brasil, parceiros do PNUMA, apoiam a iniciativa e convidam a todos os jovens e adultos do Movimento a se mobilizarem nesta Campanha. O Brasil é o 4º produtor de plásticos do mundo e só recicla 1,28% do total produzido, segundo dados da WWF e do Banco Mundial. Como uma instituição que luta pela conservação do meio ambiente e pela proteção da fauna e flora do nosso planeta, o nosso endosso à campanha está mais do que alinhado com nossa missão de tornar este um mundo melhor.

Como ajudar:

Escoteiros e escoteiras Brasil afora, que são consumidores e usuários de aplicativos de comida podem participar juntando-se a mais de 11 mil pessoas que já assinaram a petição por entregas livres de plástico descartável ou por meio de suas redes sociais ou. Para apoiar a campanha, basta postar a comida que recebeu pelo delivery com as hashtags #DeLivreDePlástico, #QueroComidaSemPlástico ou #PediComidaNãoPlástico, marcando o aplicativo que realizou a entrega e o perfil oficial dos Escoteiros do Brasil e do PNUMA, no Instagram ou no Twitter.

Twitter: @unep_pt e @Escoteiros
Instagram: @unep_pt e @escoteirosdobrasil
Assine a petição: http://avaaz.org/DeLivreDePlastico

Com informações de PNUMA e Nações Unidas Brasil

Skip to content