Escoteiros do Pará realizam a 3° edição do Catar Adulto - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Pará realizam a 3° edição do Catar Adulto

12 março 2019

Foi realizado nos dias 09 e 10 de março de 2019 o III CATAr nível 1 para Adultos, em Belém-PA. O curso de aperfeiçoamento técnico do Ar contou com a participação de treze alunos da capital e do interior do Estado, uma equipe de apoio operacional e logístico, e tendo na sua equipe de formação escotistas das regiões escoteiras do Distrito Federal, do Maranhão e do Pará. Para conhecimento, os escoteiros do Ar em sua modalidade, são reconhecidos e apoiados pela Força Aérea Brasileira desde o ano de 1937.

O curso destina-se à aprendizagem e consolidação das técnicas e programa educativo compreendidos aos Escoteiros do Ar, e os aprovados no CATAr adquirem importantes conhecimentos técnicos aeronáuticos, paraquedismo básico, meteorológicos, operacionais, de segurança, entre outros relacionados, e estarão aptos a multiplicar entendimento especifico ajudando os jovens a despertarem interesse e na busca de hobbies ou até mesmo uma profissão dentro do seguimento.

A participação no curso insere o cursante no incrível universo aeronáutico e aeroespacial, oferecendo a oportunidade de experimentar não somente o aeromodelismo, mas também o contato direto com diversos tipos de aeronaves e conhecer desde os conceitos da astronomia e da astronáutica até o básico de navegação e mecânica aérea.

Nesse curso contamos com o apoio da FAB nos alojando e transportando para as visitas técnicas no Aeroporto Internacional de Belém, porta aberta pela Infraero através da sua Superintendência na região. Lá conhecemos a rotina do aeroporto em áreas públicas e restritas devidamente monitoradas por uma equipe super competente, tendo a oportunidade de acessar a sala AIS, conhecimento da estrutura e participação de uma demonstração na SCI, além da visitação técnica de uma ANV Embraer 195 da empresa AZUL.

Também fomos recebidos pelo GRAESP, unidade de pronto emprego da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, onde foram compartilhadas com o curso informações históricas, orientações de segurança, instruções sobre as aeronaves utilizadas pelo Grupamento e sua empregabilidade no cenário atual, além de conhecermos em solo um dos Guardiões, fatores enriquecedores para todos os cursantes e equipe de formadores.

As demais Unidades Didáticas foram realizadas na área do T1 COAGB, onde a FAB, a Associação de Aeromodelismo do Pará e demais formadores, desenvolveram o conteúdo programático fechando a atividade em alto estilo, brevetando todos os cursantes durante a cerimônia de encerramento.

A direção do Curso foi do Alaor Silveira Junior UEB/DF e Coordenação de Jefferson Gibson UEB/PA.

Skip to content