Escoteiros do Brasil assinam acordo de cooperação com Associação Escoteira do Paraguai - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil assinam acordo de cooperação com Associação Escoteira do Paraguai

30 julho 2020

Termo de parceria bilateral entre as organizações foi assinado na tarde desta quarta-feira (29/07).

Na tarde desta quarta-feira (29/07), os Escoteiros do Brasil firmaram, de forma virtual, um acordo de cooperação internacional com a Associação Escoteira do Paraguai (Asociación de Scouts del Paraguay). O termo, resultado do trabalho da Diretoria Executiva Nacional e da Equipe Nacional de Relações Internacionais, promove a fraternidade mundial e busca realizar o intercâmbio de boas práticas escoteiras entre as duas organizações nacionais.

Para Rafael Macedo, presidente dos Escoteiros do Brasil, o acordo permite que a instituição possa adotar iniciativas da Associação Escoteira do Paraguai, bem como auxiliar o país vizinho no desenvolvimento do escotismo a nível nacional: “Uma das nossa primeiras ações é o compartilhamento da literatura base, como os manuais dos escotistas e jovens de cada ramo. Nosso trabalho segue, sempre focando na construção de uma fraternidade escoteira mundial mais qualificada e solidária”, disse Macedo.

A iniciativa, segundo Lídia Ikuta, Comissária Internacional dos Escoteiros do Brasil, fortalece os laços entre os países da Região Interamericana, principalmente os membros do Cone Sul: “Esse acordo marca uma parceria que vem sendo construída a muitas mãos. Vamos possibilitar o intercâmbio de jovens, além de compartilharmos experiências que permitem lapidar nossa gestão institucional, bem como a área de métodos educativos e de relações internacionais”, apontou Lídia.

Gladys Zelaya, presidenta da Associação Escoteira do Paraguai, destacou que o acordo é motivo de alegria para os jovens e escotistas do país: “Sabemos da estrutura e organização dos Escoteiros do Brasil e podermos compartilhar desses saberes é muito valioso. Essa parceria refletirá no dia a dia dos nossos escoteiros e escoteiras em todas as regiões do país”, disse Zelaya.

Participaram da reunião de assinatura do termo de cooperação:

Representando a Associação de Escoteiros do Paraguai

Gladys Zelaya – Presidenta
Miguel Olivates – Comissário Internacional
Chiara Scavone – Diretora de Relações Internacionais

Representando os Escoteiros do Brasil

Rafael Macedo – presidente
Lídia Ikuta – Comissária Internacional
Jonathan Govier – Comissário Internacional Adjunto
David Maciel Ortolan – Secretário-Geral dos Escoteiros do Brasil
Marcelo de Gregori – Comunicador da Equipe Nacional de Relações Internacionais

Este é o segundo termo de cooperação assinado nesta gestão da Diretoria Executiva Nacional. No dia 10 de dezembro, os Escoteiros do Brasil e firmaram acordo com os Escoteiros da Argentina, em ato realizado durante o Fórum Mundial de Educação Não-Formal, ocorrido no Rio de Janeiro.

Confira os principais pontos do termo de cooperação entre os Escoteiros do Brasil e a Associação Escoteira do Paraguai:

  • Mútuo apoio para favorecer o desenvolvimento do Movimento Escoteiro em nível nacional e nas regiões e/ou distritos e/ou Unidades Escoteiras Locais;
  • Criar espaços de intercambio para jovens e adultos nas diferentes atividades que as associações desenvolverem;
  • Trocar informação sobre ações desenvolvidas em ambas as Organizações Escoteiras Nacionais, com o objetivo de compartilhar experiências que permitam conhecer, com maior proximidade, a gestão institucional, métodos educativos e as demais áreas do Movimento Escoteiro, com o intuito de enriquecimento mútuo;
  • Compartilhar material educativo e de apoio aos processos que se desenvolvem em cada Organização Escoteira Nacional;
  • Auxiliar na busca de instalações aos contingentes e/ou delegações que participem de eventos ou que estejam no percurso aos mesmos, para estadia ou acampamento no território dos dois países.
  • Criar reuniões, workshops, encontros e outras atividades que permitam às diferentes Equipes Nacionais e/ou das diferentes estruturas territoriais intermediarias/Regiões Escoteiras para troca de experiências, e analisar diferentes propostas que busquem beneficiar o desenvolvimento do Movimento Escoteiro.
  • Promover encontros, principalmente entre as Unidades Escoteiras Locais e Dirigentes localizados nas regiões de fronteira entre os dois países.

Foto e texto: Marcelo de Gregori/Escoteiros do Brasil

Skip to content