Jovens escoteiros participam da COP26 como representantes do Escotismo Mundial - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Jovens escoteiros participam da COP26 como representantes do Escotismo Mundial

3 novembro 2021

Liderados por Bear Grylls, escoteiros defendem na COP26 ações urgentes para reverter mudanças climáticas ao redor do mundo

Até o próximo dia 12 de novembro, ocorre em Glascow, na Escócia, a COP26, 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em que líderes de todo o mundo, empresários e governantes estarão discutindo ações de combate às mudanças climáticas cada vez mais severas em nosso planeta. Como partes interessadas, jovens escoteiros do Reino Unido liderados por seu embaixador, Bear Grylls, também estão presentes no evento, representando a comunidade escoteira mundial na defesa de ações urgentes para reverter esta realidade. 

O evento, que estava originalmente agendado para novembro de 2020 e foi adiado por conta da pandemia da Covid-19, é realizado anualmente em diferentes países. A última conferência foi realizada em 2019, em Madrid, na Espanha, e também teve a participação efetiva dos escoteiros do país-sede como representantes dos interesses da comunidade escoteira mundial. Neste ano, sediada pelo Reino Unido, a reunião conta com a presença de escoteiros dos quatro países membros da nação para engajar nas discussões pertinentes ao Escotismo Mundial. 

O tema central da conferência gira em torno da redução de emissão dos gases que contribuem para o efeito estufa, causadores do aquecimento global e que ameaçam os ecossistemas terrestres como um todo. Por isso, a participação da comunidade escoteira é de extrema importância. Visto que o Escotismo tem sua origem na natureza, a preservação do meio ambiente faz parte de nosso compromisso como cidadãos conscientes e responsáveis, bem como o combate às ações que oferecem risco à vida ao ar livre e às gerações futuras.

“Como escoteiros, somos ensinados que, quando vemos um problema em nossa comunidade, podemos ser parte da solução e até mesmo liderar a solução. Temos a responsabilidade de fazer o que pudermos para proteger, preservar e restaurar a natureza que nos cerca, fazendo com que nossas vozes sejam ouvidas. Somos nós que iremos herdar este planeta que está sob ameaça. Temos o direito e a responsabilidade de participar da conversa e opinar nas decisões tomadas hoje que impactarão nosso futuro”, afirmam Grecia Barcena and Kazi Zubair Hossain, representantes juvenis da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) na COP26. 

De junho a novembro deste ano, escoteiros de todo o mundo vêm se posicionando em relação a seus esforços por um mundo melhor, usando suas vozes para inspirar outros e fazer a diferença em suas comunidades no sentido de mitigar as mudanças climáticas. Através da iniciativa #PromiseToThePlanet, dos Escoteiros pelos ODS, buscamos apresentar nossas ações aos participantes da COP26 para mostrar que estamos comprometidos com o planeta e prontos para trabalhar juntos por um mundo melhor. 

Como parceiros das Nações Unidas, os Escoteiros do Brasil e do mundo todo têm o dever de defender o nosso planeta e seus ecossistemas. No site sdgs.scout.org/promise é possível conhecer mais sobre a iniciativa e fazer parte desta ação mundial, selando seu compromisso com o Planeta a partir de ações simples que podem fazer uma grande diferença. Siga também as redes sociais da @worldscouting para acompanhar o trabalho dos representantes escoteiros durante a COP26.  

Com informações de scouts.org

Skip to content