Formação 100% gratuita em empreendedorismo social é ofertada para Escoteiros - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Formação 100% gratuita em empreendedorismo social é ofertada para Escoteiros

9 junho 2021

Parceria entre Fundação Telefônica Vivo e Escoteiros do Brasil já impactou mais de 100 jovens do Movimento com o curso Pense Grande Digital

A Fundação Telefônica Vivo (FTV) abriu nesta segunda-feira (07) inscrições para a segunda turma do curso Pense Grande Digital, que visa oferecer uma formação em empreendedorismo para o impacto social. Em 2020, mais de 100 jovens do Movimento participaram da formação que é totalmente gratuita e virtual, com possibilidade de obter certificação. 

Criado em 2013, o Pense Grande é um programa da Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Aliança Empreendedora que convida jovens de todo o Brasil a pensarem no seu projeto de vida e na sua comunidade, ampliando suas possibilidades de futuro a partir da compreensão do empreendedorismo social e das tecnologias digitais como aliados nas respostas aos desafios do nosso mundo atual. 

A formação de 30 horas é totalmente online e já impactou mais de 200 mil jovens do país com conteúdos para incentivar os jovens a trilhar os primeiros passos dessa jornada, apoiando quem já se aventura no universo do empreendedorismo social e abrindo espaço para troca de experiências e de conhecimento. 

Estabelecido em três pilares – Empreendedorismo, Tecnologia e Comunidade –, o Pense Grande potencializa o talento e habilidades dos participantes para criar e validar novos modelos de negócio que darão origem a organizações inovadoras que geram impacto social, emprego e renda. Até hoje, mais de 160 projetos já foram incubados, ou desenvolvidos, a partir do programa Pense Grande. 

Empreendedorismo no Movimento Escoteiro

O empreendedorismo sempre esteve presente na prática do Movimento Escoteiro, sendo aplicado de diferentes formas ao longo dos anos. A abordagem educacional do Escotismo, implementada através do Método Escoteiro, dentre outras coisas, a aprendizagem pela prática e o desenvolvimento pessoal, dois aspectos inerentes a todo grande empreendedor. 

Compreendendo o empreendedorismo como sendo a capacidade de propor e executar ideias, o Movimento Escoteiro convida os jovens a empreender de inúmeras formas ao estimular, por exemplo, a gestão consciente de recursos para a realização de projetos de cunho pessoal ou social dentro de suas patrulhas ou grupos. A própria lei escoteira, instiga o jovem a repensar a maneira como utiliza o dinheiro, sendo econômico, responsável e solidário com os demais. 

A Educação para a Vida, proposta pelo nosso projeto educativo, também aborda a mesma perspectiva, proporcionando o aprendizado através das oportunidades de experiências cotidianas e adquirindo novas competências como autoconfiança, liderança, determinação e autonomia, de maneira progressiva e contínua e a partir da conquista de especialidades, como a de empreendedorismo.

 Inscrições Pense Grande Digital

As inscrições para a formação de empreendedorismo social estão abertas para jovens de 14 a 29 anos até o dia 21/06. Para se inscrever, basta acessar este link e realizar o cadastro.

Skip to content