Homenagem aos Escoteiros do Mar do Diretor-Geral de Navegação da Marinha do Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Homenagem aos Escoteiros do Mar do Diretor-Geral de Navegação da Marinha do Brasil

11 junho 2020

DIRETOR-GERAL DE NAVEGAÇÃO

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2020.

ORDEM DO DIA Nº 2/2020

Assunto: Dia do Escoteiro do Mar

 

Apresento, em nome da Marinha do Brasil, no transcurso deste 11 de junho, Dia do Escoteiro do Mar, os cumprimentos a todos adultos e jovens, rapazes e moças que se dedicam ao Escotismo do Mar.

 

Esta celebração coincide com a Data Magna da Marinha, quando celebramos a vitória conquistada pelo Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo, em 1865, durante a Guerra da Tríplice Aliança e ressalta as origens na inserção do Escotismo do Mar pela Marinha do Brasil, em 1910.

 

A grande similaridade entre as atividades da Marinha do Brasil e dos grupos de escoteiros do mar demonstra a sinergia dos nossos valores e preceitos que são tão bem ensinados em ambas as Instituições. Dentre estes ensinamentos destaco um de grande relevância que é o amor ao mar, traduzido pela busca incondicional da manutenção das tradições marinheiras e da propagação da mentalidade marítima pelos diversos grupos de escoteiros espalhados por todo o Brasil.

 

Reconhecemos a grande importância dos escoteiros do mar como difusores da mentalidade marítima e concito a todos que continuem participando das diversas atividades organizadas pela Marinha para a conscientização da importância dos rios e mares na vida de todos nós brasileiros.

 

Em nossa Amazônia Azul, encontram-se riquezas como petróleo e o gás, onde boa parte da produção nacional sai do mar, a rica fauna marinha, com uma incrível diversidade; a pesca, que possibilita o sustento e a alimentação de muitos brasileiros; o comércio marítimo, transportando por meio da Marinha Mercante nossos produtos para o mundo; e uma larga rede de cabos submarinos espalhados pelo leito marinho, permitindo a conexão com outros países. Além disso, o mar nos proporciona esporte, lazer e turismo, com diversas atividades náuticas. Estes são alguns poucos exemplos do que o mar, e a nossa Amazônia Azul, nos proporciona.

 

Por isso, neste dia festivo, em que toda a Marinha relembra os feitos de nossos heróis, parabenizo todos os Grupos de Escoteiros do Mar. Orgulhem-se por pertencerem a esse seleto grupo fraterno, que assim como os bravos marinheiros do dia 11 de junho, amam o Brasil.

 

Sempre Alerta !!! Viva a Marinha “”

MARCELO FRANCISCO CAMPOS

Almirante de Esquadra

Diretor-Geral

Skip to content