Dia do Pioneiro - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Dia do Pioneiro

29 junho 2019

Em 29 de junho, foi comemorado o Dia do Pioneiro. A data é a mesma dedicada a Paulo de Tarso, que foi considerado um bom exemplo na tomada de decisões corretas e na dedicação a projetos para impactar positivamente o mundo.

O Ramo Pioneiro o visa o desenvolvimento pessoal dos jovens entre 18 e 21 anos, incentivando que cada um elabore seu Projeto de Vida em uma fase de transição para a vida adulta que requer escolhas importantes, simbolizada pela forquilha. É também um momento onde o jovem exerce um papel cidadão especialmente para fora do Movimento Escoteiro por meio de serviços comunitários, seguindo o lema “Servir”.

Os pioneiros são organizados em Clãs dentro das unidades escoteiras locais, privilegiando a participação horizontal, a tomada de decisão democrática e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes durante a execução de projetos. É a fase escoteira de maior autonomia, na qual os jovens são encorajados a trabalhar ativamente pela própria progressão, não só sugerindo atividades e projetos, mas também se organizando em equipes de interesse para planejá-las e executá-las.

Ser pioneiro é aceitar a missão de “remar a própria canoa”, parafraseando Baden-Powell, fundador do Escotismo. É tomar consciência do seu papel no mundo, agindo para deixá-lo um pouco melhor, e saber que cada um é o maior responsável por descobrir os caminhos da própria felicidade, seguindo os valores propostos na Lei e na Promessa Escoteira.

Skip to content