Crianças aprendem a preservar e respeitar a natureza desde cedo - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Crianças aprendem a preservar e respeitar a natureza desde cedo

14 outubro 2016

Desperdício de água na casa de Otávio Moreira das Neves? Nem pensar. Com apenas 8 anos, a preocupação com o meio ambiente já faz parte do dia a dia do pequeno apucaranense. A conscientização em respeitar a natureza veio de ensinamentos dos pais Cezar Neves e Maria Aparecida Moreira das Neves, de Apucarana, e também de encontros em um grupo de escoteiros da Cidade Alta. Além disso, o estudante ajuda a reciclar o lixo de casa e dá bronca quando vê alguém jogando sujeira pelas ruas.

“Temos que plantar mais árvores porque não podemos viver sem a natureza”, conscientiza o garoto. A preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade, inclusive outras crianças.

Em contato com o meio ambiente, um grupo de escoteiros de Apucarana aprende a respeitar a natureza. Exemplos são os lobinhos Matheus Guimarães Alves, 10 anos; Maria Eduarda de Araújo Lima, 9; Evelyn Pietra Garcia, 8; Gabriel Lourenção Gerolomo, 7; Renan de Paula Pavan, 6; e o escoteiro Luiz Felipe Story Mariano, 11.

A turma participa de várias atividades que envolvem a preservação da natureza, como plantar mudas em garrafas pet, limpar áreas comuns e ficar atento aos lixos jogados no chão. “Na sede do grupo de escoteiros, a gente tem uma horta. Eu acho importante cuidar da natureza porque sem não podemos viver”, acredita Matheus, que participa do grupo há cerca de um ano. Para Maria Eduarda, que também frequenta os encontros de lobinhos há dois anos, meio ambiente é coisa séria. “Fizemos a limpeza do Parque São Francisco e plantamos algumas crotalarias, para combater a dengue. Foi muito legal”, conta.

A amiguinha Evelyn Pietra concorda com Maria. “Acho muito legal participar do grupo e ajudar a natureza. A gente faz muitos amigos”, comemora. Com apenas 6 anos, Renan é o mais novo do grupo, porém, os encontros já despertaram a consciência em cuidar do meio ambiente. “Além de fazer amigos, ajudar o meio ambiente é muito legal”, conta. O escoteiro Luiz Felipe participa há 6 meses com os pais Maria Fernanda e Rosando Mariano. “Os encontros nos ensinam a ser mais solidários e colaborar com a preservação do meio ambiente”, explica. O garoto pretende levar os ensinamentos dos escoteiros para a vida toda. “Quero ser chefe e também passar tudo que aprendi para outras pessoas. É muito importante”, ressalta.

De pai para filho
O lobinho Gabriel é filho do analista de sistemas Carlos Karol Gerolomo, 36, que participa há mais de 20 anos de grupos de escoteiros. O pai é chefe de uma turma de jovens, de 11 a 14 anos, que frequentam os encontros aos sábados, das 15 às 17 horas. “O Gabriel acabou entrando como consequência. Eu sempre estava envolvido nas atividades e ele foi acompanhando”, explica.

Gabriel conta que gosta de participar do grupo, principalmente de poder ajuda o meio ambiente. “A gente limpa alguns lugares e também planta. É muito interessante”, conta o garoto. Carlos explica que o grupo promove algumas ações durante o ano e uma delas em 2016 é o Muteco – 25º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica.

“A proposta desta edição é incentivar os escoteiros a observarem a variedade de vidas que nos cercam, reconhecer como a ação humana interfere no meio ambiente e compreender qual seu papel para diminuir os impactos e auxiliar na recuperação da natureza”, ressalta.

Fonte: TNOnline

Skip to content