Confira como foi o segundo dia do 2º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Confira como foi o segundo dia do 2º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira

9 setembro 2018

Os participantes reunidos em Campinas-SP tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas e projetos que estão sendo desenvolvidos tanto em território nacional como em partes da Região Escoteira Interamericana, por meio da apresentação de trabalhos. Os projetos apresentados foram divididos em três categorias: comunicação oral, relato de experiência e pôsteres, novidade para 2018.

 

No total, foram 19 apresentações, que envolveram desde limpeza de rios e mares, apoio à alfabetização científica, inovações no Projeto Escoteiro, Escotismo e Educação não formal na formação Universitária; bem como Vegetarianismo em eventos escoteiros, o Escotismo e a Educomunicação, Inclusão e acessibilidade no Movimento Escoteiro, e questõs de Diversidade e Gênero.

 

Além dos projetos, na parte da manhã, foi a vez dos representantes do meio acadêmico trazerem a contribuição ao encontro. Os professores José Vicente de Freitas (FURG) e Roberto Greco (UNICAMP) palestraram aos participantes, traçando os paralelos da educação formal com o Movimento Escoteiro.

 

De maneira geral, tanto palestras quanto oficinas e trabalhos giraram em torno dos temas centrais do congresso (Educação formal e não formal), mas também em questões recorrentes, como Inclusão e Diversidade. Como destaques, os participantes puderam conferir as ações de inclusão e acessibilidade dos Escoteiros do Rio Grande do Sul, além de pesquisa na área de gênero, projeto de doutoramento da escotista Aldenise Santos.

 

Outro projeto apresentado que teve destaque foi o de Fernanda Vogt, com a temática ‘Inovação no terceiro setor: como o pensamento do design pode influenciar positivamente projetos escoteiros’. Entre os participantes internacionais, destaque para a fala de Pablo Freitas, dos Escoteiros da Argentina, sobre o processo do formação do adulto

 

O 2º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira acontece na cidade de Campinas entre os dias 07 e 09 de setembro. Mais informações pelo site do evento.

Skip to content