Brasil sedia 1º Fórum Educativo Escoteiro - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Brasil sedia 1º Fórum Educativo Escoteiro

10 fevereiro 2017

O Brasil foi o País escolhido para sediar o 1º Fórum Educativo Escoteiro, que aconteceu em Brasília de 27 à 29 de janeiro. O evento reuniu 32 participantes, de 11 países, responsáveis por projetar e implementar políticas e estratégias educativas, em suas associações nacionais.

Entre os objetivos do evento estavam:

  • desenvolver esforços conjuntos para analisar os conceitos do Método Escoteiro de maneira sistemática e rigorosa, para que possa ser apresentada como uma contribuição importante às lideranças e autoridades educativas, instituições de educação formal e, em geral, a todas as organizações que trabalham com a educação;
  • habilitar as equipes que desenvolvem e implementam os processos educativos nas organizações nacionais – Programa de Jovens, Adultos no Movimento Escoteiro, Métodos Educativos – para a reflexão, discussão e divulgação dos conceitos que dão sustento a nossa proposta educativa;
  • identificar as falhas usuais na aplicação do Método Escoteiro, no Programa de Jovens e na Gestão de Adultos, para buscar estratégias de melhora.

A partir das discussões apresentadas no Fórum, os participantes puderam refletir sobre o projeto educativo do Movimento Escoteiro em um contexto mais amplo de educação, dando ênfase na aplicação do Método Escoteiro como ferramenta de promoção e desenvolvimento pessoal para crianças, adolescentes e jovens.

Parte do evento foi transmitido pelo Facebook, com a intenção de envolver associados, alcançando mais de 30 mil pessoas em cada transmissão. Para conferir as apresentações, você pode acessar a fanpage da Região Interamericana.

Skip to content