Associados dos Escoteiros do Brasil podem realizar o Registro Escoteiro de 2021 - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Associados dos Escoteiros do Brasil podem realizar o Registro Escoteiro de 2021

8 dezembro 2020

Próximo de encerrar mais um ano de atividades escoteiras em todo o país, o Conselho de Administração Nacional dos Escoteiros do Brasil divulgou a Resolução 07/2020 que determina os procedimentos para o registro institucional e os valores da contribuição associativa anual para o ano-base de 2021.

A renovação do Registro Institucional é uma responsabilidade individual de todos os associados e visa prover recursos para o fomento, a sustentabilidade e a manutenção dos Escoteiros do Brasil. Neste ano, os associados que realizarem o registro até o dia 31 de dezembro terão um desconto e, para aproveitar o valor diferenciado, as Unidades Escoteiras Locais poderão adquirir cotas de contribuições anuais para utilização até 30 de junho do ano seguinte. As cotas podem ser parceladas em 2 vezes no boleto.

Em decorrência do cenário que estamos vivendo, excepcionalmente neste ano, os associados que ingressarem ou renovarem no último bimestre de 2020 e realizarem o seu registro de 2021, exclusivamente, durante o mês de dezembro de 2020, poderão ter o registro deste ano regularizado. A regularização do registro 2020 não terá custo adicional à taxa de registro 2021 e deverá ser feita na mesma capa de lote ou registro individual para 2021, bastando marcar a opção “SIM” para o registro adicional de 2020.

Lembramos que desde a mudança na sistemática de registros, o mesmo agora possui 12 meses de validade, ou seja, aqueles realizados em dezembro de 2020 serão válidos até 31 de dezembro de 2021. A renovação pode ser realizada via Unidade Escoteira Local ou de forma individual, on-line, pelo Paxtu, sendo possível parcelar em 2 vezes no boleto e 3 vezes no cartão de crédito.

Reforçamos que, em conformidade com seus regulamentos, as Regiões Escoteiras poderão estabelecer contribuições associativas regionais adicionais para custear suas ações de apoio à prática do Escotismo em nível Regional. A contribuição anual por meio do Registro Escoteiro é destinada a custear as ações de apoio à prática do Escotismo em todo o Brasil, tais como a produção e edição de manuais, preparação de atividades, formação de adultos, remuneração do serviço profissional, manutenção do patrimônio, manutenção dos sistemas e aplicativos e da memória escoteira, dentre outras necessidades estabelecidas no orçamento anual da instituição.

Entenda como é composta a taxa de registro nacionall:

Descritivos Legenda:

Repasse Regiões: 30% da taxa associativa é repassada para as Regiões Escoteiras;
Seguro Escoteiro: 6% do valor arrecado corresponde ao custo de adesão ao seguro escoteiro;
Governança: 3% subsidiam as ações que norteiam os processos do CAN, DEN, Comissão Fiscal Nacional, Diretoria de Integridade e incentivos ao Envolvimento Juvenil;
Atividade Fim: 3% da taxa subvencionam as operações da área de métodos educativos que compreendem o programa educativo, gestão de adultos, atividades especiais e eventos;
Desenvolvimento Institucional: 4% da taxa associativa é empregada para processos de ações de crescimento, relacionamento internacional com o Nível Mundial (WOSM) e suas Organizações Consultivas,  projetos de caráter econômico, social, cultural e político que norteiam o interesse da nossa organização.
Suporte: 11% da taxa arrecadada é alocada nos custos da credencial escoteira, em desenvolvimento, manutenção, hospedagens de sistemas e plataformas digitais, como: Paxtu-SIGUE, MAPPA e plataforma EAD;
Despesas Operacionais: 6% são pertinentes as despesas administrativas e de manutenção, compreende todos os custos operacionais para a execução das atividades da UEB como: contabilidade da matriz e filiais, postagens de correio, energia, internet, entre outros.
Despesas Trabalhistas: 34% da taxa associativa suporta os custos dos recursos humanos, custos trabalhistas dos profissionais escoteiros contratados pelo Escritório Nacional;
Taxas Internacionais: 2% corresponde ao repasse anual para WOSM, anuidade associativa para o nível mundial;
Investimento: 1% subsidiam ações de investimento em softwares, hardwares e de infra-estrutura;

Confira a Resolução 07/2020 aqui e acompanhe os canais oficiais da sua Região Escoteira para a definição dos valores finais de acordo com a sua localidade.

Skip to content