A Associação Escoteira do Mali é o 175º membro da Organização Mundial do Movimento Escoteiro - Escoteiros do Brasil
Área do associado

A Associação Escoteira do Mali é o 175º membro da Organização Mundial do Movimento Escoteiro

12 junho 2024

Nossa família escoteira cresceu! A Associação Escoteira do Mali (Association des Scouts et Guides du Mali) é o 175º membro da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME).

A Association des Scouts et Guides du Mali obteve uma revisão positiva de suas operações pelo Escritório Mundial e de sua Constituição pelo Comitê de Constituições do Comitê Mundial. Dessa forma, o Comitê Mundial recomendou às associações nacionais que aprovassem a inclusão da associação na OMME. Até o prazo final do dia 8 de junho de 2024, essa recomendação não foi contestada por nenhuma associação nacional. Portanto, a partir de 9 de junho de 2024, a Association des Scouts et Guides du Mali é a 175ª Organização Membro da OMME, de acordo com o Artigo VI.2 da Constituição.

A República do Mali é um país sem litoral na África Ocidental, situado principalmente no Saara e nas regiões do Sahel. A língua oficial é o francês.

O Movimento Escoteiro no Mali (então Sudão Francês) começou na década de 1930 e se expandiu ao longo do território desde 1942 até a independência do país em 1960. O estabelecimento de um estado de partido único nos anos subsequentes, juntamente com a nacionalização de organizações e movimentos juvenis, levou ao declínio do escotismo no país.

Depois de mais de 30 anos, o Movimento Escoteiro foi restabelecido em 8 de janeiro de 1994 em Badalabougou, com quatro unidades (Catedral, Badjalan, Missira, Korofina). Posteriormente, o escotismo foi estabelecido em outras cidades como San em 1995, Kayes em 1998 e Ségou em 2000.

A Associação Escoteira do Mali tem atualmente 5.026 membros divididos em quatro seções etárias:

  • Lobinhos/Lobinhas (Louvetaux/Louvettes): 06 a 12 anos;
  • Escoteiros (Eclaireurs/Eclaireuses): 13 a 16 anos;
  • Sêniores/Guias (Routiers/Guides): 17 a 20 anos;
  • “Mais velhos” (Ainés): maiores de 20 anos.

A abordagem educativa da Association des Scouts et Guides du Mali é baseada no Método Escoteiro. Alguns dos projetos atuais incluem:

  • Acampamento de Unificação para Escoteiros e Guias do Mali, conhecido como ‘Biton de Ségou’, destinado a consolidar a fraternidade entre as diferentes entidades escoteiras no Mali. Este acampamento envolveu 500 participantes e contou com a presença do Ministro da Juventude e Desportos.
  • Operação Ramadan Charity, destinada a promover ajuda mútua, solidariedade e assistência a pessoas em necessidade. As atividades humanitárias incluíram a distribuição de alimentos em hospitais e vários locais na capital Bamako e outras vilas e cidades, bem como a entrega de produtos farmacêuticos para áreas de conflito.
  • Escotismo através da caminhada esportiva, com o objetivo de promover caminhadas e atividades esportivas em áreas urbanas. Esta iniciativa contou com um percurso de Bamako a Kati, na localidade de Dogodouman.
  • Acampamento de progresso para jovens escoteiros e caminhoneiros, localizado na localidade de Sanankoroba, na estrada para Sicasso.
  • Workshops de voluntários adultos para estabelecer a Comissão Nacional de Formação.
  • Atividades de envolvimento cívico, incluindo a sensibilização para a saúde reprodutiva, marcando o Dia Internacional do Voluntário.
  • Atividades de proteção ambiental, que incluem sensibilização e plantação de árvores.

Confira a notícia publicada pela OMME

Skip to content