Vela - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Vela

  1. Reconhecer 8 (oito) diferentes tipos de embarcações locais e de barcos à vela.
  2. Apontar e dar o nome das partes e o uso de velas, o massame fixo e o de laborar mastros e vergas, de 1 (um) tipo de embarcação à vela.
  3. Navegar em 1 (um) barco à vela sabendo: virar em roda e por davante, içar os panos, rizar, dar velas, colher as velas, seguir uma direção e encostar, qualquer que seja a posição do vento, ancorar corretamente, navegar em bolina cochada e amarrar- se a uma boia.
  4. Velejar 1 (um) total de vinte horas em atividades escoteiras, apontando no diário de bordo da embarcação, realizando rodízio das funções embarcado. Saber montar, desmontar e faxinar a embarcação utilizada.
  5. Explicar as regras de segurança aplicáveis à navegação à vela para 1 (um) “veleiro amador” citando o RIPEAM e explicando-as por meio de desenhos.
  6. Mostrar como se dobra ou acondicionam as velas guardando-as corretamente após o uso.
  7. Explicar a maneira correta de arrumar o pessoal e a carga em uma embarcação de modo a compensá-la convenientemente.
  8. Demonstrar como atirar de uma embarcação 1 (um) cabo para reboque, como dar e receber reboque e compreender o uso de 1 (um) ferro (âncora) de mar, largar e calcular o comprimento da amarra a ser utilizada.
  9. Explicar corretamente as definições previstas nas regras atuais de regata da ISF (International Sailing Federation), bem como os sinais de regata e suas aplicações para atenção, preparação, largada, regra de condução de uma regata e regra de outros requisitos quando em regata.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content