Segurança Pública - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Segurança Pública

  1. Conhecer a história de pelo menos 3 (três) dos órgãos de segurança pública do Brasil, suas atividades e o órgão do governo ao qual estão subordinados:
    • Polícia Federal
    • Polícia Rodoviária Federal
    • Polícia Ferroviária Federal
    • Polícia Civil
    • Polícia Técnico-Científica
    • Polícia Militar
    • Corpo de Bombeiros Militar
  2. Apresentar à seção uma pesquisa sobre pelo menos 3 (três) órgãos de segurança pública dos mencionados no item 1, atuantes em seu estado/distrito, demonstrando suas localizações, funções estratégicas, efetivos e os principais equipamentos utilizados para realizarem suas missões.
  3. Apresentar à seção uma pesquisa com pelo menos 3 (três) reportagens (fotografias e/ou vídeos) veiculadas na mídia, descrevendo a atuação de pelo menos 3 (três) órgãos de segurança pública diferentes (federal, estadual ou distrital).
  4. Visitar uma unidade oficial de 1 (um) órgão de segurança e apresentar à seção 1 (um) relatório com registros (texto, fotografias e/ou vídeos), apresentando suas instalações, função estratégica, efetivo e principais equipamentos utilizados para realizarem suas missões.
  5. Promover e/ou participar de uma palestra com 1 (um) representante de 1 (um) órgão de segurança pública, abordando as ações da instituição em que atua e sua participação pessoal na promoção da segurança da sociedade brasileira.
  6. Realizar uma pesquisa pública com entrevistados (pelo menos vinte e 5 (cinco) pessoas), individualmente ou em grupo, sobre as atividades de 1 (um) dos órgãos de segurança pública atuantes em seu estado/distrito. A pesquisa deve apresentar os níveis de satisfação de suas ações junto à sociedade, seus pontos fortes, bem como as melhorias necessárias para melhor atuação.
  7. A partir dos dados coletados na pesquisa, elaborar, individualmente ou em grupo, 1 (um) projeto que contenha uma análise da situação atual do órgão escolhido e apontar sugestões para a melhoria do trabalho realizado.
  8. Conhecer a história da Força Nacional de Segurança Pública, bem como as atividades que desenvolve, e apresentar uma pesquisa com reportagens e imagens (fotografias e/ou vídeos) veiculadas na mídia, onde seja evidenciada sua atuação.
  9. Conhecer o funcionamento do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), conhecer os telefones de emergência para cada tipo de ocorrência e promover uma campanha de conscientização junto ao seu Grupo Escoteiro, com o objetivo de orientar quanto ao uso correto e responsável desses serviços.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content