Saneamento Ambiental - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Saneamento Ambiental

  1. Explicar a importância de lavar as mãos e beber água limpa, relacionando com a prevenção de doenças transmitidas pela água contaminada.
  2. Explicar os procedimentos simples para desinfecção da água.
  3. Apresentar os conceitos de saneamento básico e ambiental e sua relação com a saúde.
  4. Apresentar 1 (um) estudo sobre condições de vida em populações muito abaixo do Nível de pobreza, onde a carência de água é 1 (um) fator decisivo para a má condição de vida.
  5. Identificar quais os principais contaminantes do meio ambiente e seus efeitos sobre a saúde.
  6. Colaborar em uma campanha de saúde pública na sua cidade.
  7. Possuir noções gerais sobre os problemas causados pelo lixo, e formas de separação, reciclagem e coleta seletiva, bem como a destinação adequada do lixo, de acordo com seu tipo e sua procedência.
  8. Visitar uma estação de tratamento de água ou esgotos, centrais de triagem de resíduos ou aterros sanitários de sua localidade, elaborando relatório sobre as funções, tarefas e funcionamento.
  9. Elaborar painel que demonstre como se dá a captação, o tratamento e a distribuição da água em sua localidade, bem como sua destinação após o uso.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content