Robótica - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Robótica

  1. Saber distinguir o que pode ou não ser considerado 1 (um) robô.
  2. Conhecer os principais tipos de robô, suas características, propriedades e principais diferenças.
  3. Apresentar 10 (dez) robôs utilizados na atualidade.
  4. Montar e programar 1 (um) modelo com peças móveis e que tenha pelo menos 1 (um) componente eletroeletrônico para controlar os movimentos dos componentes móveis.
  5. Montar 1 (um) modelo que tenha ao menos 3 (três) componentes móveis acionados por engrenagens, e/ou polias, e/ou correntes e seja rádio controlado ou controlado por 1 (um) dispositivo sem fio.
  6. Montar e programar 1 (um) modelo que sirva como protótipo para a resolução por meio da robótica de algum problema mundial na atualidade.
  7. Compreender e saber transmitir o conhecimento de qualquer robô construído, e a utilização do comando sem fio ou radio-controle ou a programação feita.
  8. Montar e programar 1 (um) robô que possua pelo menos 2 (dois) sensores e utilize 1 (um) condicional e 1 (um) looping.
  9. Montar e programar 1 (um) robô que possua pelo menos 4 (quatro) variáveis.
  10. Montar e programar 1 (um) robô que possua duas variáveis e se comunique por WIFI ou bluetooth com outro robô do mesmo tipo.
  11. Saber explicar duas funções já existentes no programa para Arduíno, ou similar, em linguagem de programação (C++, Javascript, etc.).
  12. Saber acender 1 (um) LED utilizando uma linguagem de programação (C++, Javascript, etc.).

Nota sobre a equivalência da versão anterior: a versão anterior desta especialidade continha 9 (nove) itens. Caso o jovem tenha conquistado a versão anterior desta especialidade, em algum de seus níveis, o escotista deverá realizar uma equivalência em conjunto com o jovem, para a conquista do Nível subsequente. Como a especialidade passou a contar com doze itens, considerar que o jovem deverá conquistar 1 (um) item a mais para a conquista do Nível seguinte. Caso o jovem já possua o Nível 3, não será necessário realizar mais nenhum item.

Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content