Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Robótica
- Saber distinguir o que pode ou não ser considerado 1 (um) robô.
- Conhecer os principais tipos de robô, suas características, propriedades e principais diferenças.
- Apresentar 10 (dez) robôs utilizados na atualidade.
- Montar e programar 1 (um) modelo com peças móveis e que tenha pelo menos 1 (um) componente eletroeletrônico para controlar os movimentos dos componentes móveis.
- Montar 1 (um) modelo que tenha ao menos 3 (três) componentes móveis acionados por engrenagens, e/ou polias, e/ou correntes e seja rádio controlado ou controlado por 1 (um) dispositivo sem fio.
- Montar e programar 1 (um) modelo que sirva como protótipo para a resolução por meio da robótica de algum problema mundial na atualidade.
- Compreender e saber transmitir o conhecimento de qualquer robô construído, e a utilização do comando sem fio ou radio-controle ou a programação feita.
- Montar e programar 1 (um) robô que possua pelo menos 2 (dois) sensores e utilize 1 (um) condicional e 1 (um) looping.
- Montar e programar 1 (um) robô que possua pelo menos 4 (quatro) variáveis.
- Montar e programar 1 (um) robô que possua duas variáveis e se comunique por WIFI ou bluetooth com outro robô do mesmo tipo.
- Saber explicar duas funções já existentes no programa para Arduíno, ou similar, em linguagem de programação (C++, Javascript, etc.).
- Saber acender 1 (um) LED utilizando uma linguagem de programação (C++, Javascript, etc.).
Nota sobre a equivalência da versão anterior: a versão anterior desta especialidade continha 9 (nove) itens. Caso o jovem tenha conquistado a versão anterior desta especialidade, em algum de seus níveis, o escotista deverá realizar uma equivalência em conjunto com o jovem, para a conquista do Nível subsequente. Como a especialidade passou a contar com doze itens, considerar que o jovem deverá conquistar 1 (um) item a mais para a conquista do Nível seguinte. Caso o jovem já possua o Nível 3, não será necessário realizar mais nenhum item.

Níveis da Especialidade | |
---|---|
Nível I | 4 itens |
Nível II | 8 itens |
Nível III | 12 itens |
O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.