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Programação
- Explicar como programas de computador e aplicativos podem facilitar tarefas do dia a dia.
- Mostrar conhecimento sobre os fundamentos básicos da programação e o uso das cláusulas IF (se) e WHILE (enquanto), através de 1 (um) pequeno código funcional.
- Escolher uma linguagem de programação e identificar quais os recursos mínimos, de hardware e software, são necessários para colocar 1 (um) programa em funcionamento.
- Desenvolver 1 (um) programa que ao ser executado apresente na tela os dizeres “Alô Mundo”.
- Realizar uma apresentação sobre o que é software livre, citando exemplos.
- Citar pelo menos 3 (três) tipos de licenciamento de programas e explicar como a pirataria pode ser prejudicial.
- Desenvolver 1 (um) jogo ou aplicativo em qualquer linguagem ou 1 (um) site que utilize programação JavaScript ou equivalente com uma função relacionada ao escotismo. Após, apresentá-lo para a sua seção.
- Explicar o uso de pelo menos 5 (cinco) funções em uma linguagem de programação bem como em que local pode-se buscar referências.
- Citar 3 (três) repositórios de código e mostrar como podem agilizar a programação de software.
- Demonstrar conhecimentos básicos sobre pelo menos 1 (um) ambiente de desenvolvimento integrado mostrando conhecimento quanto a sua utilização.
- Pesquisar como funciona uma empresa de jogos digitais e relatar o seu funcionamento ao examinador.
- Apresentar uma pesquisa sobre o que são emuladores.
Versão: Julho/2020
Proponente(s): Caetano Pradiée Martins
Avaliador(es): Ricardo Folchini Jardim (Professor de Matemática e Programador Autodidata)
Níveis da Especialidade | |
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Nível I | 4 itens |
Nível II | 8 itens |
Nível III | 12 itens |
O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.