Pesca - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Pesca

  1. Fazer trabalho ilustrado sobre os principais tipos de peixes brasileiros, de água doce e salgada, localização e numeração das Colônias de Pesca e os principais pontos de compra e venda de pescado na sua região.
  2. Demonstrar conhecimento sobre os períodos de pesca, períodos de defeso e tipos de pesca proibida, citando o tamanho mínimo permitido para a pesca de 3 (três) tipos de peixes de sua livre escolha ou demonstrar o uso de covos e redes para pesca de subsistência.
  3. Demonstrar conhecimento das regras de segurança e primeiros socorros no uso de equipamentos de pesca quando em local do continente e dentro de uma embarcação na água.
  4. Montar e desmontar 1 (um) molinete ou carretilha, colocando isca e fazendo corretamente o lançamento ou realizar o lançamento e a utilização de uma tarrafa.
  5. Preparar equipamento para a pesca de arremesso, incluindo vara, molinete ou carretilha, linha, empates e anzóis e chumbadas apropriadas.
  6. Arremessar sua vara, atingindo diferentes pontos (distâncias e direções) indicados pelo examinador.
  7. Demonstrar conhecimento sobre 5 (cinco) diferentes tipos de isca, para água doce e salgada, a utilização da isca adequada para tipos específicos de peixes e a forma correta de fixá-las ao anzol.
  8. Participar de uma pescaria, apanhar, limpar e preparar uma refeição para duas pessoas a base de peixe.
  9. Manter durante 3 (três) meses 1 (um) registro satisfatório de suas experiências de pescaria, com detalhes de datas, horários, condições de tempo, locais, marés (se for o caso), equipamento utilizado, iscas e quantidades de pescado (número de exemplares e peso total).
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content