Museologia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Museologia

Pré-requisitos:

Ter visitado, no mínimo:

Nível 1: 2 (dois) museus.

Nível 2: 4 (quatro) museus.

Nível 3: 6 ((seis) museus.

 

  1. Demonstrar conhecimento sobre a importância da Museologia para a cultura mundial o que é, quem exerce a profissão e qual a sua função nas atividades dos museus. Apresentar 1 (um) catálogo de fotos demonstrando os profissionais desse ramo no exercício de suas profissões.
  2. Apresentar uma pesquisa sobre a importância dos museus e os diversos temas que podem ser abordados em suas exposições, considerando as seguintes categorias: história, arte, cultura e ciência. Dê exemplos de cada um.
  3. Demonstrar conhecimento sobre técnicas de registro, classificação e preservação de peças com valor histórico para 1 (um) museu.
  4. Organizar ou participar da organização de uma exposição com objetos e fotos que descrevam a história de seu Grupo Escoteiro para o público interno e convidados (se possível), com registros, informações, classificação e cuidados de preservação para cada item.
  5. Apresentar 1 (um) registro com imagens (fotos e/ou vídeos) dos museus existentes em sua região e os tipos de exposições apresentadas.
  6. Realizar uma exposição com imagens (fotos e/ou vídeos) dos principais museus nacionais e internacionais e sua importância para a preservação do patrimônio cultural do Brasil e do mundo.
  7. Montar 1 (um) acervo digital que represente a história de seu Grupo Escoteiro e divulgá-lo na internet.
  8. Realizar uma entrevista ou ter participado de uma palestra realizada por 1 (um) profissional do ramo sobre e apresentar 1 (um) relatório de sua experiência.
  9. Apresentar uma filmagem ou álbum fotográfico (impresso ou digital) contendo 1 (um) registro de uma visita realizada por você a 1 (um) museu, com explicações sobre a exposição. Caso não sejam permitidos registros por imagem por parte da instituição, apresentar 1 (um) relatório detalhado sobre ela.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content