Meliponicultura - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Meliponicultura

  1. Pesquisar e realizar uma apresentação sobre abelhas sem ferrão, contendo:
    • As funções dos habitantes de uma colmeia
    • A importância destes insetos para o meio ambiente
    • A descrição de 5 (cinco) espécies nativas do Brasil, preferencialmente do bioma onde o seu Grupo Escoteiro está inserido, apresentando: (1) Nome científico e popular (2) Foto (3) Bioma ou região de origem (4) Hábitos e (5) Fontes consultadas durante a pesquisa.
  2. Citar as principais diferenças entre abelhas e vespas.
  3. Descrever quais são as funções do mel, da própolis e do pólen numa colmeia.
  4. Fazer 1 (um) resumo do conteúdo da Resolução CONAMA 346/2004 e pesquisar também se há legislações específicas em seu estado e/ou cidade*.
  5. Listar os principais predadores de uma colmeia e o que deve ser feito para afastá-los/controlá-los, sempre usando soluções ecológicas.
  6. Pesquisar sobre os cuidados com uma colmeia, especialmente em épocas de seca e/ou escassez de florada.
  7. Construir e instalar iscas para a captura de enxameações**.
  8. Enumerar as condições ideais de 1 (um) local para a instalação de uma colmeia.
  9. Citar os tipos mais comuns de colmeias usadas na meliponicultura.
  10. Construir uma colmeia apropriada para a espécie de interesse e transferir, com êxito, 1 (um) enxame capturado**.
  11. Acompanhar, por 1 (um) período mínimo de 3 (três) meses, o desenvolvimento da colmeia recém instalada, relatando a sua experiência e observações.
  12. Extrair o mel, de maneira que os potes de cerume sejam preservados para futuros armazenamentos**.

* Pré-requisito para prosseguir com os itens 7, 10 e 12.

** É recomendável a presença do avaliador nestas etapas. O uso de equipamento de proteção coletivo (EPC) e individual (EPI) deve ser considerado.

Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content