Marinharia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Marinharia

  1. Reconhecer 8 (oito) tipos diferentes de embarcações locais.
  2. Identificar as nomenclaturas da embarcação de guarnição (baleeiras, escaler ou veleiros) onde faz suas atividades de rotina, e ter desempenhado as funções de proeiro, bomba d’água e remador quando em atividade.
  3. Demonstrar que sabe arrumar o material e pessoal em uma embarcação, compensando-a satisfatoriamente.
  4. Conhecer o RIPEAM e saber o que fazer em casos de emergências estando a bordo ou avistando de terra uma embarcação com problemas.
  5. Colaborar com pequenos trabalhos de apoio às embarcações: a) em praia, no cais, trapiche e em terra evitando a colisão e manuseando as defensas, ajudando a suspender em seco ou amarrando em poita; b) com o abastecimento de alimentos ou combustível de embarcações; c) dando informações úteis para navegadores que chegam a sua sede oportunamente.
  6. Explicar a influência das correntes sobre a embarcação e saber interpretar a Tábua de Marés.
  7. Demonstrar que sabe: a) organizar e preparar o material da embarcação montando-a; b) distribuir o pessoal em suas funções a bordo; c) compensar satisfatoriamente; d) desembarcar o pessoal com segurança, desmontar a embarcação, realizar a faxina e guardar todo o material.
  8. Manobrar, sozinho, uma pequena embarcação a remo para largar, fundear, atracar, abicar em uma praia e desembarcar material de outra embarcação maior etc.
  9. Conhecer a rosa-dos-ventos e demonstrar como fazer uso da bússola embarcado.
  10. Lançar 1 (um) cabo de reboque, de uma embarcação para outra, e saber dar e receber reboque.
  11. Conhecer os símbolos e saber interpretar uma carta náutica.
  12. Demonstrar noções básicas de meteorologia e levantar a previsão do tempo para no mínimo duas atividades embarcadas realizadas por sua seção.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content