Maquete - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Maquete

Pré-Requisitos:

Nível 1: Construir a maquete de 1 (um) acampamento de baixa complexidade (ver descrição da maquete abaixo).

Nível 2: Construir a maquete de 1 (um) acampamento de média complexidade (ver descrição da maquete abaixo).

Nível 3: Construir a maquete de 1 (um) acampamento de alta complexidade (ver descrição da maquete abaixo).

 

  1. Explicar as funções e os principais usos de uma maquete.
  2. Apresentar a definição de escala, como escolher a escala adequada e como utilizá-la.
  3. Listar os materiais e instrumentos adequados para a confecção de uma maquete, destacando as regras de segurança na sua utilização.
  4. Apresentar a sua interpretação de pelo menos 1 (um) dos seguintes desenhos técnicos: planta baixa, planta de situação ou planta de esquadrias.
  5. Construir a maquete de uma engenhoca de madeira (barco viking, roda gigante, etc.).
  6. Construir a maquete do prédio ou parte dele – onde seu Grupo Escoteiro está instalado em uma escala previamente informada ao examinador.

 

Descrição das maquetes:

 

Maquete de baixa complexidade: Acampamento com pórtico, cerca, duas barracas com toldo, mesa com toldo, cozinha de campo (fogão suspenso ou forno) e canto do lenhador com ferramentas.

 

Maquete de média complexidade: Acampamentos suspenso para 4 (quatro) matilha/patrulhas, com cobertura, barracas com toldo, mesas com toldo, cozinhas de campo (fogão suspenso ou forno) e cantos do lenhador com ferramentas, para uma das matilha/patrulhas.

 

Maquete de alta complexidade: Acampamento de 1 (um) Grupo Escoteiro com uma alcateia, uma tropa escoteira, uma tropa sênior, 1 (um) clã pioneiro e equipe de escotistas e pais. O campo dos lobinhos contará com barracões, o campo dos escoteiros e dos seniores contará com a estrutura listada no item “Maquete de média complexidade”, o campo dos pioneiros contará com uma torre de observação onde serão montadas as barracas.

A maquete ainda deve apresentar vegetação e algum tipo de acidente geográfico e 1 (um) lago onde será construía uma ponte, além do espaço das bandeiras, do fogo de conselho e uma estrutura de 1 (um) salão com cozinha e 2 (dois) banheiros.

Níveis da Especialidade
Nível I 2 itens
Nível II 4 itens
Nível III 6 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content