Lenhador - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Lenhador

  1. Conhecer pelo menos 4 (quatro) tipos de machados e/ou machadinhas, descrevendo seu uso.
  2. Descrever a diferença entre 1 (um) cabo canadense e 1 (um) reto, destacando suas aplicações.
  3. Conhecer os principais tipos de serra de lenhador, traçador ou em arco, e seus usos.
  4. Saber quando se deve usar madeira caída, madeira verde e quando se deve derrubar preventivamente árvores, citando as ferramentas adequadas para cada diferente tipo de árvore, bem como as regras de segurança pertinentes ao operador e ao entorno.
  5. Descrever como é o canto de lenhador em 1 (um) acampamento, sua disposição no campo de matilha/patrulha e as técnicas de segurança que envolvem sua montagem, bem como outras orientações para evitar acidentes.
  6. Afiar e conservar 1 (um) machado, uma machadinha, 1 (um) facão e uma serra, e travar e afiar 1 (um) serrote.
  7. Demonstrar como portar e utilizar de forma correta o machado, a machadinha, a serra e o facão, descrevendo as regras de segurança no uso de cada uma destas ferramentas.
  8. Demonstrar, com a ajuda de adulto, o uso de uma motosserra, destacando os aspectos legais que precisam ser observados.
  9. Substituir o cabo de 1 (um) machado e de uma machadinha, bem como os tipos de madeiras utilizados.
  10. Rachar 1 (um) toco de lenha, desgalhar uma árvore ou vara de madeira e bambu, e abrir 1 (um) tronco em “achas”, observando as regras de segurança.
  11. Explicar como escolher corretamente e como fazer para dar maior durabilidade e resistência, evitando assim o corte desnecessário de madeira:
  12. Vara de bambu na touceira, e sua conservação.
  13. Vara de madeira para produzir 1 (um) bastão.
  14. Tronco de árvore para lenha e para pioneirias.
  15. Explicar a diferença entre 1 (um) cepo (explicando como é feito seu travamento) e 1 (um) cavalete de corte, explicando sua utilidade.
Níveis da Especialidade
Nível I 5 itens
Nível II 10 itens
Nível III 15 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content