Geografia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Geografia

  1. Apresentar o conceito de geografia, como surgiu esta ciência e qual é a sua importância.
  2. Construir e apresentar uma maquete representando, no mínimo, 3 (três) acidentes geográficos, explicando suas características.
  3. Saber diferenciar América Latina, América do Sul, Continente Americano e Cone Sul.
  4. Conceituar cartografia e ler uma carta geográfica (Mapa-Múndi), identificando e explicando as cores hipsográficas e batimétricas, escalas, latitudes e longitudes.
  5. Apresentar 1 (um) trabalho a respeito de alguma zona de conflito atual, ressaltando a história do conflito em questão, suas causas e suas consequências para a população local e global.
  6. Identificar pelo menos 5 (cinco) locais de extrativismo de diferentes minerais no Brasil, explicando a importância dos materiais extraídos para a atividade humana.
  7. Elaborar e apresentar 1 (um) estudo sobre a importância dos oceanos, considerando os aspectos econômicos e a influência causada no clima.
  8. Realizar e apresentar uma pesquisa ilustrada reunindo indicadores econômicos, sociais e demográficos atualizados do brasil e do seu estado.
  9. Elaborar e apresentar 1 (um) estudo sobre os diversos tipos de poluição do planeta, identificando suas consequências e o que se pode fazer para minimizá-la.
  10. Elaborar e apresentar 1 (um) trabalho ilustrado sobre as diferentes formas de energia disponíveis no mundo natural (eólica, hidráulica, solar, térmica).
  11. Identificar, caracterizar e ilustrar os fenômenos naturais causadores de grandes desastres.
  12. Possuir o Nível 2 em uma das seguintes especialidades: meteorologia, mineralogia, topografia, oceanologia, energia, cartografia, ciências da terra, comércio exterior, defesa nacional, geologia, GPS ou astronomia.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content