Fotografia Digital - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Fotografia Digital

  1. Explicar o funcionamento básico de uma câmera fotográfica digital compacta.
  2. Demonstrar o uso correto da câmera, como formatar o cartão de memória, escolher a resolução e a qualidade das fotos.
  3. Demonstrar como tirar fotografias e transferi-las para computador.
  4. Explicar os cuidados para manter o equipamento em boas condições de uso.
  5. Explicar as vantagens/desvantagens de pelo menos 5 (cinco) formatos de arquivo digital e o uso recomendado para cada 1 (um) deles (por exemplo TIFF, PNG, GIF, JPG, BMP, DNG, RAW, CRW, CR2, NEF).
  6. Explicar com exemplos de suas próprias fotografias, ou fotografias de terceiros, ou imagens em revistas ou livros ou retiradas da Internet, como esses elementos afetam a qualidade e o impacto de uma imagem:
    • O uso de luz natural e flash
    • O controle de abertura do diafragma (f-stop)
    • A velocidade do obturador
    • A regra dos terços
    • O foco seletivo
    • As linhas convergentes
  7. Utilizar uma máquina fotográfica digital avançada (D-SLR – Digital Single Lens Reflex) em modo manual. Demonstrar como instalar e remover o cartão de memória, formatá-lo, configurar a resolução e a qualidade das fotos, demonstrar como tirar fotografias em modo manual utilizando o fotômetro da máquina e transferir as fotos para 1 (um) computador. Explicar os cuidados para manter o equipamento em boas condições de uso.
  8. Demonstrar em 1 (um) computador como fazer o tratamento de fotografias digitais, acertando a exposição, contraste, temperatura das cores, luz de preenchimento, remoção de olho-vermelho, corte, etc. Escolher 5 (cinco) fotos suas que precisam de alguma forma de ajuste, fazer as correções necessárias, exportar uma versão das fotografias corrigidas e compará-las com os arquivos originais. Qualquer programa de ajuste de imagem pode ser utilizado.
  9. Fazer uma das seguintes atividades, que deve ser escolhida com a orientação do seu examinador:
    • Produzir 1 (um) registro fotográfico utilizando uma máquina fotográfica digital, de algum evento ou atividade, com 1 (um) enfoque foto jornalístico. Escolher de 8 (oito) a doze fotos que melhor contém a estória e preparar uma apresentação para a sua matilha ou matilha/patrulha, que pode ser com fotos impressas ou 1 (um) slide show no computador.
    • Escolher 1 (um) tema de seu interesse e realizar 1 (um) ensaio fotográfico sobre o assunto utilizando uma máquina fotográfica digital. Escolher de 8 (oito) a doze fotos que melhor representem o seu trabalho e preparar uma apresentação para a sua matilha ou matilha/patrulha, que pode ser com fotos impressas ou 1 (um) slide show no computador.
  10. Discutir as qualidades e os problemas de 10 (dez) fotos apresentadas pelo examinador. Explicar qual é a mensagem que cada foto está transmitindo e o que poderia ser feito para aumentar o impacto de cada uma dessas imagens.
  11. Fotografar com uma máquina fotográfica digital e imprimir em uma impressora pessoal ou numa empresa especializada, 5 (cinco) fotografias com 1 (um) tamanho mínimo de (10 x 15 cm).
  12. Com a orientação do seu examinador, escolher 1 (um) fotógrafo relevante, Brasileiro ou estrangeiro, da atualidade ou do passado, e fazer uma apresentação de 10 (dez) minutos sobre a vida e a obra do fotógrafo escolhido, e a importância do seu trabalho para o mundo da fotografia.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content