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Escalada
- Conceituar os segmentos da escalada: clássica, esportiva, boulder e muro.
- Distinguir escalada livre da escalada artificial.
- Relacionar 10 (dez) palavras típicas do vocabulário da escalada e respectivos significados.
- Conhecer e dominar o uso técnico dos seguintes equipamentos; cadeirinha, sapatilha, capacete, aparelho de segurança tipo manual e travamento autoblocante, mosquetão, costura, fita tubular.
- Relatar os aspectos da física aplica à escalada relativo às ancoragens e ao fator de queda.
- Relatar as características da corda dinâmica em sua estrutura, funcionalidade e período de vida útil, sabendo distinguir corda dinâmica de corda estática.
- Pesquisar sobre o uso dos equipamentos de proteção móveis e fixos, apresentando-os à sua matilha/patrulha após analisado pelo examinador.
- Realizar uma escalada em rocha com no mínimo duas cordadas, empregando o uso de equalização de 2 (dois) ou 3 (três) pontos.
- Compreender e explicar à matilha/patrulha, a graduação de dificuldade de vias de escalada em rocha.
- Programar e coordenar atividade de escalada, montando ancoragem em “top rope” para segurança na escalada, a ser executada preferencialmente para a matilha/patrulha, sob supervisão do examinador.
- Citar 3 (três) formas de impactos ambientais possíveis de ocorrer numa via de escalada, sabendo como evitá-los ou minimizá-los.
- Demonstrar compreensão da gestão de riscos em: eminência de chuva; pedras soltas e abelhas, ambos durante a prática da escalada.
- Realizar, após a ascensão, descida da parede em segurança, com o emprego da técnica de rapel auto – blocado.
- Relatar, com o máximo possível de detalhes, algum programa ou projeto proposto pela CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada).
- Executar com qualidade, o nó 8 (oito) duplo, fiel, 8 (oito) costurado, nó de fita, nó UIAA, compreendendo suas aplicações.

Níveis da Especialidade | |
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Nível I | 5 itens |
Nível II | 10 itens |
Nível III | 15 itens |
O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.