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Espeleoturismo
- Explicar de forma clara a espeleogênese (surgimento de uma caverna) em 3 (três) tipos de litologia.
- Relatar a influência e outras importâncias das cavernas no desenvolvimento da humanidade.
- Identificar pelo menos 8 ( (oito) tipos de espeleotemas, exibindo-os em imagens.
- Relacionar os itens de material e equipamentos essenciais para realizar atividades em cavernas.
- Relatar quais os procedimentos de mínimo impacto, considerando entre outros, o lixo, dejetos humanos e capacidade de carga (números de pessoas por visita).
- Apresentar 1 (um) trabalho contendo a importância das cavernas para o ecossistema local e os tipos mais comuns de vida encontrados em cavernas do Brasil.
- Listar 3 (três) doenças que podem ser contraídas em cavernas com a respectiva prevenção e os sinais e sintomas que possam indicar seu diagnóstico.
- Possuir a especialidade de Primeiros Socorros no Nível 2.
- Relatar quais são os obstáculos encontrados em cavernas, e as respectivas técnicas e equipamentos para transpor estes obstáculos.
- Identificar e explicar como devem ser prevenidos os riscos de acidentes em atividades em caverna seca; com lago e com rio em seu interior. Explicar os cuidados e como prevenir acidentes na exploração de abismos.
- Aplicar pelo menos uma técnica de resgate ou transporte de acidentado no interior de caverna.
- Relatar os trabalhos desenvolvidos por 1 (um) clube ou associação local ou estadual, referente a estudos e mapeamentos de cavernas.
- Demonstrar conhecimentos de sistema de ancoragem e técnicas de subida e descida por cordas, aplicados em espeleologia.
- Ter participado em 3 (três) expedições em cavernas, podendo uma delas ser uma Gruta Turística.
- Ter participado de uma atividade em caverna, diferente do item 14, com permanência de no mínimo doze horas corridas em seu interior.

Níveis da Especialidade | |
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Nível I | 5 itens |
Nível II | 10 itens |
Nível III | 15 itens |
O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.