Eletrônica - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Eletrônica

  1. Projetar 1 (um) diagrama esquemático simples de 1 (um) aparelho eletrônico, utilizando resistores, capacitares, transistores e circuitos integrados; utilizar a simbologia correta para representar cada 1 (um) deles.
  2. Demonstrar a forma correta de soldar e dessoldar componentes eletrônicos, bem como os cuidados a serem tomados para evitar sua inutilização.
  3. Pesquisar sobre o desenvolvimento da válvula incandescente, como se deu sua descoberta, que utilizações teve e que tipos de material foram utilizados por seu inventor.
  4. Pesquisar sobre o que é 1 (um) elemento “N” e 1 (um) elemento “P”, de que materiais são elaborados e o que fazem estes elementos em dispositivos eletrônicos.
  5. Conhecer os diodos e explicar como funcionam.
  6. Projetar, desenhar, preparar e montar urna placa de circuito impresso.
  7. Construir 1 (um) receptor simples de AM ou FM e entender seu funcionamento.
  8. Demonstrar que conhece o uso correto de ferramentas e aparelhos de medição mais comuns em 1 (um) laboratório de eletrônica (osciloscópio, multímetro etc.).
  9. Conhecer as principais áreas de aplicação da eletrônica, explicando uma delas.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content