Defesa Civil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Defesa Civil

  1. Explicar o que é Proteção e Defesa Civil e como funciona 1 (um) Núcleo de Proteção e de Defesa Civil NUPDEC, conhecendo a localização do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, das Unidades Policiais locais e demonstrar como acioná-los por telefone.
  2. Explicar as 5 (cinco) fases da atuação do Sistema de Proteção e de Defesa Civil.
  3. Conhecer a estrutura dos organismos de Proteção e de Defesa Civil participantes do Sistema Nacional de Proteção e de Defesa Civil – SINPDEC.
  4. Conhecer a estrutura da Proteção e de Defesa Civil de sua comunidade e os planos de contingência para os casos de emergência e desastres.
  5. Explicar os tipos de acidentes nos quais atuam as Equipes de Proteção e de Defesa Civil e de que forma os Escoteiros do Brasil, na sua comunidade, podem auxiliar.
  6. Explicar o que são acidentes naturais e apontar quais os mais suscetíveis de ocorrer em sua comunidade.
  7. Explicar como minimizar os efeitos devastadores dos acidentes naturais e como prevenir os acidentes provocados em sua comunidade.
  8. Elaborar 1 (um) plano preventivo de Proteção e Defesa Civil no âmbito de seu Grupo Escoteiro ou elaborar 1 (um) plano de atuação de seu Grupo Escoteiro em casos de calamidades na sua cidade.
  9. Organizar 1 (um) exercício simulado de evacuação da sala ou sede da seção, em situação de emergência.
  10. Possuir a especialidade de Prevenção de Incêndio no Nível 2.
  11. Possuir a especialidade de Primeiros Socorros no Nível 2.
  12. Possuir a especialidade de Radioamadorismo no Nível 2 ou Radioescuta no Nível 2.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content