Ciências da Terra - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Ciências da Terra

  1. Ter conhecimentos básicos sobre as ciências que estudam as diferentes composições terrestres Ciências da Terra; sobre as áreas que as integram e sobre o objeto de estudo de cada uma delas.
  2. Organizar uma palestra informativa, com o auxílio de 1 (um) profissional (Geólogo, Biólogo, Químico ou Físico), discutindo assuntos como nomenclaturas científicas, esferas terrestres, sua profissão, a formação necessária, a abrangência de sua atuação profissional, mercado de trabalho, etc.
  3. Enunciar as principais características das esferas da terra atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera.
  4. Descrever as principais características da atmosfera terrestre pressão atmosférica, composição, estrutura e sua importância para a sobrevivência.
  5. Construir e apresentar uma maquete com a representação das diferentes camadas que compõem a atmosfera terrestre – troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e ionosfera.
  6. Descrever a definição e as principais características da biosfera terrestre biociclos e biomas, habitats naturais e espécies, biodiversidade, ecossistema, sua importância para a sobrevivência e consequências causadas à biosfera pela presença do homem.
  7. Organizar uma exposição sobre as principais características da hidrosfera terrestre surgimento da água no planeta, distribuição de água na hidrosfera, condições da água do planeta, importância de racionamento e sua preservação e importância para a sobrevivência.
  8. Explicar, por meio de uma demonstração, o ciclo da água, incluindo a definição e as principais características de cada um dos processos envolvidos.
  9. Descrever as principais características da litosfera composição, tipos de rochas, estrutura e alterações sofridas pelos agentes externos e internos.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content